Saúde

Após confirmação do primeiro caso de sarampo, outros dois são investigados no ES

No total, 66 possíveis casos foram investigados. Desses casos, 63 foram descartados. O caso confirmado é de uma jovem de 19 anos, moradora de Cariacica

Após confirmação do primeiro caso de sarampo, outros dois são investigados no ES Após confirmação do primeiro caso de sarampo, outros dois são investigados no ES Após confirmação do primeiro caso de sarampo, outros dois são investigados no ES Após confirmação do primeiro caso de sarampo, outros dois são investigados no ES
Foto: Divulgação

O primeiro caso de sarampo importado no Espírito Santo foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na última segunda-feira (12). Segundo a secretaria, dois outros casos ainda permanecem em investigação. 

No total, 66 possíveis casos foram investigados. Desses casos, 63 foram descartados. O caso confirmado é de uma jovem de 19 anos, moradora de Cariacica. Exames comprovaram que ela esteve em São Paulo no mês de julho e adoeceu no retorno ao Espírito Santo.

A paciente ficou em isolamento domiciliar e os procedimentos de bloqueio vacinal seletivo nas pessoas que tiveram contato com ela foram realizados, além da varredura em cinco quadras no entorno do seu domicílio. A jovem está curada e passa bem.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, ressaltou a importância de estar atento aos sintomas da doença. “Pedimos para que todos os profissionais de saúde fiquem atentos aos sinais e sintomas do sarampo que são febre, manchas avermelhadas no corpo (exantema) acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite e notifiquem à Vigilância Epidemiológica municipal para que possa desencadear as medidas necessárias de controle. Como o contágio ocorre pelo ar, qualquer contato com uma pessoa doente apresenta um alto risco de transmissão”, esclareceu.