
O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) divulgou uma nota nesta semana após a divulgação dos resultados da primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizada em 2025.
Segundo a nota, a posição do conselho do Estado é contra a criação de novas faculdades de Medicina no país e alerta para uma possível crise na formação médica. Os resultados do exame foram apresentados na última segunda-feira (19), pelo Ministério da Educação (MEC).
Além disso, o CRM-ES também se posiciona a favor para a “criação da prova de proficiência para todos os recém-formados e a punição e responsabilização das faculdades com desempenho insatisfatório”.
No Espírito Santo, foram avaliados seis cursos: Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Vila Velha (UVV), Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), Multivix Vitória e Faculdade Brasileira de Cachoeiro.
Dessas seis faculdades analisadas, a Ufes teve conceito 5; Emescan, Unesc e UVV obtiveram nota 4, já Multivix e Faculdade Brasileira de Cachoeiro conseguiram nota 3, resultado que não requer nenhum tipo de restrição com relação às suas funcionalidades.
Veja a nota completa do CRM-ES
O CRM-ES vem, mais uma vez, alertar a sociedade e as autoridades para a grave crise na formação médica no país.
Os recentes resultados do Enamed, com cerca de 30% dos cursos de Medicina reprovados e mais de 100 instituições com notas insatisfatórias, são a prova de que a abertura indiscriminada de faculdades de Medicina sem critérios mínimos de qualidade é um problema grave.
Nossa posição é clara e urgente.
Criação da prova de proficiência – exame nacional obrigatório para todos os recém-formados.
Punição e responsabilização das escolas de Medicina – Faculdades com desempenho insatisfatório devem ser punidas de forma exemplar, com corte de vagas, suspensão de programas e, se necessário, descredenciamento.
Sem novas escolas – Proibição imediata da abertura de novas escolas médicas no Brasil, até que o cenário atual seja saneado e os critérios de qualidade sejam revistos e fiscalizados com o rigor que a vida humana exige.
A excelência na formação médica é um direito da sociedade e um dever das instituições.
O CRM-ES segue na defesa intransigente da boa medicina e da segurança dos capixabas.
Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo
Resultado das faculdades no ES
A Ufes teve o maior aproveitamento, com 92,8%. Em segundo lugar apareceu a Emescam, 80,7%. As outras universidades não chegaram a ultrapassar a marca de 80%, mas todas superaram a marca de 60%. Veja a lista completa:
- Ufes – 92,8%
- Emescam – 80,7%
- UVV – 77,6%
- UNESC – 76,4%
- Multivix Vitória – 73,7%
- Faculdade Brasileira de Cachoeiro – 65,1%
Enamed
Criado em abril de 2025, por meio de portaria do MEC, o Enamed é a adaptação do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (Enade), para estudantes concluintes do curso de Medicina, com o objetivo de avaliar a formação médica no Brasil.
O exame é obrigatório e o resultado obtido pelo estudante pode ser usado para ingressar nos programa de residência médica unificado pelo MEC e organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).