É preciso fazer avaliação médica antes dos exercícios físicos?

Apesar de não existir nenhuma lei que obrigue o aluno a realizar avaliação médica para liberação a prática esportiva, muitas academias e clubes fazem essa exigência, mas o que se busca com essa exigência do atestado médico?

Os índices de morte durante a prática de exercícios físicos são raros e minoria. Quando ocorrem, causam “choque” em todos, e a primeira pergunta que surge é: como em um atleta se sempre foi saudável?

Esses eventos lamentáveis decorrem principalmente de alterações cardíacas, de grandes vasos (aorta) e cerebrais (aneurisma) por exemplo, provocando o que chamamos “morte súbita”. Muitas dessas doenças não dão sinais ou sintomas no atletas ou se manifestam no evento súbito.

A incidência de morte súbita durante os treinos ou competições é de 0.5 – 2 eventos/100.00 atletas/ por ano. Esse baixo número de ocorrências, associado a assintomatologia dos atletas, levam ao debate sobre a necessidades de exames médicos antes da prática esportiva, o que gera muitas discussões e várias posicionamento divergentes das diretrizes das Sociedades Médicas de Cardiologia e de Medicina Esportiva no mundo todo sobre qual conduta o médico deve considerar.

Cabe única e exclusivamente ao médico a avalição do atleta para determinar quais exames cardiovasculares e laboratoriais serão necessários. A responsabilidade quanto a conduta a ser realizada é de competência de quem avalia o paciente. Grandes clubes e instituições esportivas adotam rotineiramente o “check up” de seus atletas, e isso desperta na população em geral o interesse em rastrear possíveis doenças que levam ao risco de evento grave no esporte.

É importante lembrar que durante o exercício físico ocorre um estresse fisiológico esperado em todos os sistemas do corpo com maior demanda às artérias e ao coração. E esse conhecimento é fundamental na decisão da conduta especialmente em atletas ou esportistas com história na família de arritmias e infarto do coração na juventude, morte súbita, aneurismas, desmaios, paradas cardíacas, entre outros.

Por isso é sempre prudente a realização de avaliação clínica com aferição da pressão arterial, de frequência e ausculta cardíacas e complementação com teste cardiopulmonar, com eletro e ecocardiograma. Esses exames possuem cobertura pelos planos de saúde e disponibilidade na rede pública, são seguros e de inestimável capacidade de detectar as alterações frequentes que levam aos eventos graves no esporte.

Outro aspecto importante e muitas vezes negligenciado é a avaliação dos nervos, músculos, articulações e tendões. Essas estruturas são literalmente os pilares que sustentam a prática esportiva e são os que mais sofrem com o esforço exigido, sendo assim, são as partes do corpo que mais se lesionam.

Com isso a avaliação e seguimento com médico especializado são peças chave no sucesso e manutenção dos treinos afim de evitar lesões e assim os resultados ligados ao rendimento, ao emagrecimento e ao ganho de massa muscular estará sempre presentes. Pois o que importa não é só começar, mas manter-se ativo e em “evolução crescente, consistente e consciente”!

Então vamos começar sem colocar a sua vida e corpo em risco?

2 Respostas para “É preciso fazer avaliação médica antes dos exercícios físicos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *