Nova realidade dos treinos na pandemia! Academias abertas: como deve ser esse retorno?

Em uma quarentena que modificou a vida de toda a população em que 40 viraram mais de 150 dias, foi inevitável que muitas pessoas tenham interrompido seus treinos ou diminuído (e muito) em sua intensidade (esforço/carga) e frequência (quantidade/volume). Agora que as academias foram autorizadas a retornarem as atividades, quais seriam as preocupações do esportista com o retorno ao treinamento?

É importante deixar claro que ao diminuir os treinos e principalmente ter abandonado por completo as atividades leva a perda significativa do condicionamento físico comparado ao sedentário, nesse ponto devemos ficar alerta.

O primeiro passo para o retorno as academias é respeitar os protocolos de segurança exigidos. Infelizmente vemos pessoas que não aderem a essas medidas que são: o uso correto da máscara cobrindo a boca e o nariz; o distanciamento físico seguro; levar sua própria garrafa com água e toalha, e não compartilha-las; higienizar os aparelhos com álcool a 70% antes e depois do exercício. É necessário incluir também a aferição da temperatura (até 37.8◦ C), pois quem estiver febril não deve frequentar a coletividade. É importante saber que se você estiver com sintomas respiratórios ou teve contado com paciente positivo para covid-19, deve resguardar o período de isolamento.

Agora que você está ciente dos cuidados necessários para a proteção de sua saúde e dos demais colegas que treinam com você, passamos para a 2◦ fase: conversar com o profissional de educação física para elaborar seu treino, cuidando das relações entre a carga/intensidade e volume/frequência, ajustando-o para a segurança e eficácia de seu treinamento. É preciso ir com calma! Não tente recuperar o tempo “perdido” malhando pesado com a ideia de resultados mais rápidos. Isso pode acarretar lesões músculo esqueléticas, o que é muito comum quando não se respeita os limites do corpo.

Eu gostaria de ressaltar os relatos mundiais em relação à segunda onda de contaminação do coronavírus. Estamos em alerta e, por isso, incessantes nos cuidados dos protocolos de segurança que evitam as transmissões, pois vimos grandes times de futebol apresentarem números elevados de atletas contaminados após os retornos aos treinos e jogos.

Com toda segurança em tempos de pandemia e com retorno seguro e gradual do treinamento, vamos nos movimentar e ficar em forma, pois a saúde agradece e o verão está chegando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *