Força e a massa muscular: imprescindível a saúde.

Foi o tempo que hipertrofia muscular eram sinônimos somente ser “fortão” e não trazer benefícios a saúde, atualmente inúmeros estudos afirmam que manter e melhorar a força e hipertrofia muscular são imprescindíveis na saúde humana.

Força é um termo usado em referência à função do músculo esquelético para desempenho funcional e esportivo em adultos jovens e, mais recentemente, foi apontado como um componente vital para mobilidade, funcionalidade e saúde em adultos idosos e preditor de qualidade de vida e longevidade.
Derivado do grego, o termo sarcopenia significa “perda da carne” e diz respeito à diminuição da massa muscular (massa magra) no corpo. Esse processo faz parte do envelhecimento e é, em parte, responsável pela perda da qualidade de vida na terceira idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia a partir dos 60 anos, chegando a 46% após os 80 anos.

A sarcopenia do idoso pode ser causada por alterações hormonais e fisiológicas do próprio envelhecimento, por doenças na velhice e principalmente ao sedentarismo ou falta de exercícios de força, ou resistidos, muito comum paciente da terceira idade que caminham, pedalam e até correm apresentarem baixa massa muscular pela falta do treino de força e hipertrofia muscular com pesos e sobrecargas impostas.

Outro fator importante é o aspecto nutricional onde as proteínas têm uma importância fundamental tanto na prevenção como para ganho de massa muscular, no paciente idoso a necessidade mínima proteica que era 0,8 g por quilo de peso atualmente é no mínimo 1,2 até 2,0 gramas por peso corporal, ou seja, uma pessoa de 70 kg deve comer acima de 84 gramas de proteínas diariamente, sempre associados a ofertas adequadas de carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e agua.

Quais os sinais de sarcopenia?

A perda de massa muscular costuma demorar para ser percebida. Alguns dos primeiros sinais, no entanto, são: dificuldade em realizar atividades físicas, anteriormente consideradas fáceis, como subir escada, trocar uma lâmpada, empurrar um móvel, fazer um reparo em casa e carregar malas ou compras, insegurança e desequilíbrio ao andar em terrenos acidentados, como ruas com desníveis, buracos e já as quedas constantes são forte sinal de perda muscular em estado avançado.

Para evitar e tratar a perda da massa muscular e a sarcopenia é preciso realizar treinamento de força ou resistidos, a popular musculação de forma correta com profissional de educação física; alimentação adequadas em carboidratos, gorduras e principalmente proteínas; sono, dormir à noite e acordar bem; exames metabólicos e hormônios envolvidos na hipertrofia muscular e atualmente a medicina dispõem de recurso com suplementos e medicamentos que disparam o processo hipertrófico.

Cuide de seus músculos, eles envelhecem igual sua pele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *