As 5 Lesões mais comuns no joelho – parte 1.

Todos que treinam ou fazem esporte tem um pavor em comum, as lesões e um dos locais frequente de sofrimento e queixas são os joelhos, uma articulação chave dos membros inferiores e vulnerável a lesões por excesso, intensidade e trauma.

O joelho é uma das maiores articulações do nosso corpo, formado pelo fêmur, tíbia e patela. Tudo isso ligado por estruturas como o menisco, tendões musculares, ligamentos e sustentado pelos músculos fortes e volumosos das coxas. Como é propenso a lesões diretas e indiretas, além de ser bastante exigido, o joelho é uma das áreas que mais sofrem com lesões.

As causas de lesões em joelhos dividem basicamente decorrente de intensidade ou volume de treinos, ou trauma direto por um chute e indireto como uma torção, nesses aspectos podemos ter as lesões:

1 — Rompimento do LCA (ligamento cruzado anterior)
Comum em esportes de contato, mudança de posição, saltos, frenagem como futebol, vôlei, basquete e lutas, sendo causa frequente de necessidade de intervenção cirúrgica.

Os sintomas que surgem serão principalmente mecanismos da lesão e apresentação de inchaço, dor e claudicação (mancar) entre outros sendo confirmado pela ressonância magnética.

O tratamento na maioria das vezes é cirúrgico com longo processo de reabilitação até o retorno esportivo, mas alguns casos dependendo de vários fatores como a atividade esportiva do paciente o tratamento conservador pode ser feito.

2 — Rompimento do LCP (ligamento cruzado posterior)
Essa lesão está mais associada a trauma direto na tíbia (perna) projetando-a para trás, esse mecanismo de trauma evolve maiores forças de impacto como acidentes de trânsito, mas também pode acontecer durante práticas esportivas de maior contato.

O tratamento não é cirúrgico e sim com medicamentos e reabilitação para alívio da dor e redução da inflamação, com retorno funcional e confiança do joelho.

3 — Luxação patelar
A patela é o osso que está localizado na frente do joelho popularmene chamada de rótula. Em uma articulação normal, a patela está centrada na tróclea, fazendo parte do mecanismo extensor do joelho. A luxação ocorre quando esse osso sai da tróclea. A lesão pode ocorrer diretamente, por uma pancada, ou indiretamente, por uma entorse no joelho.

O tratamento da luxação começa pela recolocação do osso no lugar e imobilização temporária com a perna esticada, seguidos de um processo de reabilitação adequado com reforço de toda musculatura da coxa visando a retomada da estabilidade. Quando ocorrem frequentes recidivas a intervenção cirúrgica pode ser necessária.

4 — Condromalácia patelar
Comum em pessoas mais jovens e principalmente mulheres. Essa lesão decorre de um amolecimento da cartilagem. Apesar de não ter uma causa exata, pode ser relacionada a fatores anatômicos, fraqueza muscular e a sobrecarga no joelho. Os principais sintomas dessa lesão envolvem dor e inchaço em torno da patela, dor constante no meio do joelho e durante atividades rotineiras, como uma caminhada ou subida de escadas.

Devemos ficar atento em buscar outras causas que levam a dor na presença da condropatia graus I, II e até III na ressonância para o correto tratamento da causa álgica e não somente da alteração de imagem.

Tratamento de reabilitação, com analgesia, o fortalecimento muscular, a propriocepção, o alongamento e, atualmente medicamentos via oral, intra-articular e meios físicos como eletromagnetoterapia de alta potência e laser estão apresentando excelentes resultados. Com uma musculatura reforçada o joelho ganha estabilidade, tornando as atividades exigentes para essa estrutura óssea mais leves.

5 — Artrose.
Como suportam um grande peso ao longo do dia, associados a obesidade e sedentarismo é completamente normal que a cartilagem dos joelhos tenham um desgaste com o passar do tempo. Geralmente o paciente apresenta essa complicação no joelho, mas sem a presença de dores associadas.

A cartilagem do joelho é responsável pelo deslizamento, sem atrito, entre as extremidades dos ossos do joelho e sofrem desgaste até sua destruição levando a artrose.

A artrose não tem cura, mas os tratamentos colaboram na redução da dor e manutenção do movimento. O tratamento vai desde medicação, terapias por meio físicos, até infiltrações e procedimentos cirúrgicos. O diagnóstico dessa lesão pode ser feito por exames de imagem, como o raios-X e a ressonância magnética.

Portanto, a conclusão não foge do óbvio: o joelho é uma das maiores articulações do nosso corpo, estando suscetível a diversas formas de lesões e sempre procure cuidados do médico de sua confiança em casos de suspeitas que algo não está legal nessa articulação.

Então cuide de suas articulações para garantir uma vida saudável e longa não só nos exercícios físicos bem como no dia a dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *