O que você precisa saber sobre condromalácia em 10 tópicos.

1- Condromalácia ou condropatia é a lesão, ou alteração da cartilagem entre a patela (osso do joelho ou rótula) e fêmur (osso da coxa);

2- Síndrome ou dor patelofemoral é quadro álgico anterior do joelho, na frente.

3- Condromalácia não causa dor, pois cartilagem é um tecido sem nervos.

4- Na dor anterior do joelho várias outras causas de dor podem ser observadas, como tendinopatia, bursites e dores referidas, como a síndrome dolorosa miofascial entre outras.

5- Exame de ressonância não será o norteador da causa de dor, vai ajudar muito em mostrar as lesões presentes para o médico programar o tratamento a médio e longo prazo pensando na longevidade saudável desse joelho.

6- Muitas das causas de dores nos joelhos decorrem de musculatura da coxa e quadril fracos ou sem condicionamento que levam a maior exigência e alterações na articulação do joelho.

7 – Esses desequilíbrios musculares além de serem causa das dores serão responsável pela propensão na lesão articular, a condromalácia.

8- Tratamento de recondicionamento e fortalecimento muscular são os pilares para tratamento da dor e disfunção nos joelhos e de nada adiantará a médio prazo, injeções, infiltrações, medicamentos e mesmo cirurgia se seus músculos estão debilitados.

9- Existem alguns medicamentos que podem amenizar ou até evitar progressão das lesões cartilagens e devem ser avaliados seu uso.

10- Meios físicos como eletromagnetoterapia de alta potência tem se mostrado promissor na melhora da dor e potencial em formação de cartilagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *