O esporte na vida da criança!

Crianças ativas são mais saudáveis e serão adultos com menor tendência ao sedentarismo, a prática de exercícios físicos é fundamental para o desenvolvimento do corpo e da mente, por isso, é necessário incentivar o esporte desde a infância. Além da saúde, a atividade física faz com que a criança, o jovem e o adulto se tornem menos suscetíveis a diversos problemas sociais de relacionamento e de saúde, como obesidade, hipertensão, diabetes e dores crônicas.

O esporte torna as crianças mais resistentes, ágeis e auxilia a aumentar os reflexos de velocidade de reação, força e controle emocional. A atividade física é capaz modificar vários sistemas do corpo humano, deixando corações, pulmões e cérebro mais eficazes.

Ainda que o esporte seja essencial para a saúde, motricidade, coordenação motora e agilidade, sua grande missão é ensinar a criança a cooperar, respeitar e interagir com as diferenças, socializar e a lidar com conquistas e frustrações.

Vivemos em um mundo na qual o esporte está associado a atletas com fama e condição financeira diferenciada o que fazem pai e mãe investirem tempo, dedicação e mesmo dinheiro em seus filhos para ou serem atletas profissionais, ou conseguirem estudar fora do país por meio do esporte.

Nesse ponto os profissionais de saúde em especial professor de educação física, pediatra ou médico do esporte devem entrar na cena e zelar pela saúde física e mental pensando que criança não é um “mini adulto” e seu corpo sofre com sobrecargas em músculos, tendões e ossos, sem esquecer o emocional das crianças.

Comum em consultório médico especializado as crianças de 8 até 15 anos apresentarem lesões, dores ou sobrecargas no exame do sistema musculoesquelético o que é um sinal de excesso e mesmo risco a saúde de um corpo em desenvolvimento e mais vulnerável que o de um adulto.

Pais e responsáveis lembrem que a infância é momento de aprendizagem e desenvolvimento neuropsicomotor e o esporte tem que ser visto como um dos pilares na formação da criança para vida adulta sem esquecer do prazer do seu filho em praticar o esporte e não por um sonho ou frustação de sua família.

Nossos filhos precisam de esporte mas sem esquecer que são somente crianças!

4 Respostas para “O esporte na vida da criança!

  1. Acho essencial falar sobre bem estar, saúde e principalmente sobre sendetarismo, tem muito jovens sendetarios e criancas apenas na tela de celular, tablet etc.
    Acho fundamental a educacao fisica.
    na nossa vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *