Saúde

Caminhada para alertar moradores contra Aedes aegypti

O objetivo é mobilizar as pessoas e conscientizá-las sobre a importância de combater os focos do vetor

Caminhada para alertar moradores contra Aedes aegypti Caminhada para alertar moradores contra Aedes aegypti Caminhada para alertar moradores contra Aedes aegypti Caminhada para alertar moradores contra Aedes aegypti
Caminhada para alertar moradores contra Aedes aegypti
Mobilização terá início às 8 horas, na Escola Municipal Roberto Calmon.

As ações de combate à dengue não param em Linhares. Um dos bairros mais populosos do município, o Aviso, irá receber, no sábado (25), uma grande ação intersetorial com o objetivo de unir forças para conscientizar a população sobre o combate ao principal vetor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti. 

A mobilização organizada pela Unidade de Saúde do bairro terá início às 8 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Roberto Calmon e será encerrada em frente a uma padaria na Avenida Filogônio Peixoto, onde serão ofertados diversos serviços gratuitos de saúde. O bairro Aviso é um dos bairros com mais casos notificados e confirmados de dengue em Linhares.

Está prevista uma grande caminhada com abordagens nos comércios e residências da região, onde serão distribuídos folhetos informativos sobre como realizar o check list semanal. A gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Dóris Schimidt Corona, conta com a participação de todos na luta contra o mosquito. “Precisamos que a população nos ajude nessa causa. Se cada um fizer o básico, como descarte correto do lixo, tampar depósitos de água, limpar com buchas as laterais e eliminar os pratos dos vasos de planta, vai nos ajudar muito no combate ao mosquito”.

A enfermeira da Unidade de Saúde do bairro Aviso, Adelma dos Santos Rosa, pede que as pessoas vistoriem suas casas e imóveis, pelo menos, uma vez por semana para eliminar depósitos com água parada. “Se cada um fizer sua parte, conseguiremos romper o ciclo de vida do mosquito. Nós estamos fazendo a nossa parte. Temos reforçado as campanhas e as visitas a domicílios e pontos estratégicos para combater a dengue. Precisamos que a população nos ajude nessa causa”.

Na chegada da caminhada, uma grande tenda armada em frente à Padaria Diniz, vai ofertar gratuitamente vários serviços de saúde como testes rápidos de HIV, glicemia, pressão, entre outros. A caminhada contará ainda com apoio de escolas da região, igrejas, associações de moradores e moradores do bairro.

Check list de Verificação

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.