Cão-terapeuta Serra
Estrela é uma cadela da raça border collie de um ano e meio. Imagem: Clínica Habitar/Reprodução

Uma clínica de terapias pediátricas na Serra incluiu uma nova terapeuta em seu quadro: Estrela, uma cadela da raça border collie. Auxiliando no dia a dia dos atendimentos, a cão terapeuta participa de sessões com crianças típicas e atípicas, com diagnósticos de transtorno do espectro autista (TEA), TDAH e atraso global do desenvolvimento.

Estrela é um animal treinado e socializado para participar de sessões terapêuticas sob a supervisão de profissionais habilitados. A presença desses animais faz parte de uma abordagem chamada Intervenção Assistida por Animais (IAA), que busca estimular a comunicação, melhorar o humor e favorecer vínculos.

Desde a sua chegada, a nova integrante da equipe tem ganhado o carinho e admiração dos profissionais e dos pacientes mirins da Clínica Habilitar. Cega de um dos olhos, a cadela é um exemplo de inclusão e superação de desafios.

Os primeiros contatos com as crianças foram marcantes: muitas delas, que apresentavam hipersensibilidade ao toque, se aproximaram e interagiram de forma espontânea. Um dos momentos mais emocionantes foi ver uma criança autista que há muito tempo não falava pronunciar palavras durante a interação com a cadela. Desde então, cada encontro tem sido uma nova prova de que o amor e o cuidado também têm quatro patas.

Elisangela Valentim, sócia da Habilitar

Treinamento e personalidade

Os cães de terapia são preparados para interagir, acolher e promover bem-estar emocional em grupo, como em clínicas, hospitais e instituições. Por isso, o treinamento especializado é essencial.

O adestramento de Estrela durou 12 meses e começou quando ela ainda tinha dois meses de vida. Hoje, com um ano e meio, ela já atua no ambiente clínico.

Extremamente dócil, alegre e colaborativa, Estrela entende perfeitamente quando está “de serviço”: ao colocar o colete ou a guia, muda o comportamento e se dedica à sua função com muito foco e afeto.

A escolha da raça também foi estratégica já que o border collie, originário da fronteira entre a Escócia e a Inglaterra, é conhecido por ser o cão mais inteligente entre as raças caninas, além de leal e enérgico.

Aline Gomes

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.