
A catarata é uma doença ocular caracterizada pela opacificação (embaçamento) do cristalino, a lente natural do olho responsável por focalizar as imagens na retina. Esse processo faz com que a visão fique turva, como se a pessoa estivesse olhando através de um vidro fosco.
As causas mais comuns são o envelhecimento (forma mais frequente — catarata senil); traumas oculares; uso prolongado de corticoides, inclusive nasais; doenças metabólicas, como o diabetes; exposição excessiva ao sol (radiação ultravioleta) e infecções intrauterinas (no caso da catarata congênita).
Tratamentos para a catarata
A catarata é tratada por cirurgia, com o objetivo de remover o cristalino opaco e substituí-lo por uma lente intraocular (LIO) transparente.
As Técnicas modernas são: Facoemulsificação (mais comum) e Laser de femtosegundo.
É possível com a cirurgia de catarata, ficar livre dos óculos definitivamente. Isto porque existem lentes intraoculares de alta tecnologia.
Os principais tipos de lente intraocular são:
- Monofocal: É o tipo “clássico” ou padrão: tem um único ponto de foco (geralmente para visão à distância.
- Lentes com correção de astigmatismo (Toric): Para pacientes que têm astigmatismo
Multifocal (Bifocal/Trifocal): Projetadas para ter vários pontos de foco: por ex., longe, intermediário e perto. Esta lente proporciona maior independência de óculos
- EDOF — Profundidade de Foco Estendida: uma tecnologia mais recente: em vez de dividir em múltiplos focos distintos, estende o foco de forma mais contínua, cobrindo de longe até intermediário, e algum perto.
LEIA TAMBÉM | Epigenética: o poder dos hábitos sobre o destino dos nossos genes
A Recuperação geralmente rápida — o paciente, não fica internado e costuma retomar suas atividades leves em poucos dias.
Métodos de prevenção
É possível prevenir a catarata com algumas atitudes, como:
- Proteger os olhos do sol com óculos com proteção UV;
- Controlar doenças sistêmicas, como o diabetes;
- Evitar uso indiscriminado de corticóides;
- Consultar regularmente o oftalmologista, especialmente após os 50 anos