
A gripe é uma doença causada por vírus que afeta as vias respiratórias e pode provocar dores no corpo, congestão nasal e sensação de indisposição.
Diante desse cenário, o chá para gripe, preparado com ervas que possuem propriedades medicinais, se torna um complemento ao tratamento.
Neste conteúdo, vamos trazer opções que ajudam a aliviar os sintomas dessa condição, dicas essenciais e o momento ideal para procurar ajuda especializada. Confira as melhores opções para sua recuperação!
Qual o melhor chá para gripe?
O melhor chá para gripe é aquele com ação anti-inflamatória, pois auxiliam na recuperação celular e no alívio do desconforto. Conheça as principais opções:
1. Chá de Sabugueiro
Segundo um estudo clínico sobre o extrato de sabugueiro, o sabugueiro ajuda a reduzir a duração e a intensidade dos sintomas da gripe A e B.
Além disso, uma revisão científica publicada na Science Direct concluiu que a suplementação com essa planta pode reduzir sintomas de infecções respiratórias.
2. Chá verde
O consumo de chá verde e suas catequinas estão associados a menos casos de gripe, principalmente em períodos de maior circulação do vírus, como mostra o artigo Catequinas do chá verde como agente antigripal: uma revisão sistemática e meta-análise.
Outro estudo clínico, sobre o efeito das catequinas em infecções do trato respiratório superior no inverno, observou que quem consumiu catequinas durante o inverno apresentou redução na duração e na intensidade de sintomas da gripe.
3. Chá de gengibre
O gengibre é considerado um chá para gripe forte. Um estudo realizado com o gengibre fresco mostrou que ele conseguiu dificultar a infecção de vírus respiratórios em células humanas, indicando um possível efeito antiviral.
Já um estudo feito com animais observou que compostos do gengibre, como o gingerol, ajudaram a reduzir a carga viral e a inflamação de garganta causadas pelo vírus.
Esses dados indicam que o gengibre pode ser utilizado como chá para gripe e dor de garganta, contribuindo para o alívio dos sintomas, sem substituir o acompanhamento ou o tratamento médico.
4. Chá de raiz de alcaçuz
A raiz de alcaçuz contém glicirrizina, e segundo testes laboratoriais sobre o vírus influenza, essa substância pode inibir a entrada do vírus nas células, oferecendo uma proteção extra ao organismo.
5. Chá de tomilho
O tomilho é indicado como chá para congestão nasal. Ele possui ação antimicrobiana, auxiliando no suporte das vias respiratórias, como aponta o artigo sobre Medicina tradicional à base de ervas para a prevenção e o tratamento de gripes e resfriados.
Saiba também: Qual é a diferença entre gripe, alergia e resfriado?
Chá de alho com limão é bom para gripe?
O chá de alho com limão é um dos remédios caseiros para a gripe mais populares.
Como mostra um artigo publicado no National Library of Medicine, o alho pode interferir na ação de alguns vírus. No entanto, esses resultados vêm de estudos experimentais, não de testes clínicos em pessoas com gripe.
Já o limão é um ótimo chá para aumentar a imunidade devido à grande presença de vitamina C. Porém, não existem evidências que a vitamina trate ou cure a gripe depois que a infecção já começou.
Ou seja, não existem estudos clínicos que comprovem que o chá de alho com limão trate a gripe.
Como fazer chá para gripe?
Fazer chá para gripe é bem simples. Veja o passo a passo a seguir:
- Ferva a água e desligue o fogo assim que começar a borbulhar;
- Adicione a erva escolhida e tampe;
- Deixe em infusão por 5 a 10 minutos;
- Coe e consuma ainda morno.
Mas lembre-se, evite exageros! Tomar chá muitas vezes ao dia não vai acelerar a recuperação e pode causar desconfortos.
Qual chá é bom para congestão nasal?
Os chás que aliviam a congestão nasal são os que reduzem a inflamação das mucosas ou aumentam a sensação de conforto ao respirar, como o chá de gengibre, tomilho e chá verde.
Chá de equinácea ajuda a fortalecer a imunidade?
Uma revisão científica sobre Imunomodulação com equinácea demonstrou que ela pode ter efeito imunomodulador, ou seja, pode influenciar a atividade do sistema imunológico em humanos. No entanto, os dados ainda não são suficientes para afirmar que ela previne a gripe.
Criança gripada pode tomar chá?
Em geral, as crianças podem tomar alguns tipos de chás, mas isso exige atenção. Crianças menores de 1 ano não devem consumir chás ou mel. O mais seguro é conversar com um pediatra antes de oferecer qualquer solução caseira.
Quais os sintomas da gripe e como os chás podem ajudar?
Os sintomas mais comuns da gripe incluem febre, dor no corpo, dor de cabeça, cansaço, tosse, dor de garganta e congestão nasal. Nesse caso, os chás podem trazer os seguintes benefícios:
- Aliviam a dor de garganta;
- Ajudam na hidratação;
- Podem reduzir a sensação de congestão;
- Trazem conforto durante o período de recuperação.
Quando devo parar de tomar remédio caseiro e procurar um médico?
O chá para gripe é um tratamento complementar. Sendo assim, busque ajuda médica nos seguintes casos:
- Febre for alta ou persistente;
- Dificuldade para respirar;
- Dor no peito;
- Confusão mental;
- Se os sintomas durarem mais de alguns dias sem melhora.
No caso de crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas é importante buscar orientação médica logo no início dos sintomas.
Como vimos ao longo desse conteúdo, o chá para gripe atua como aliado, mas não substitui o tratamento médico nem a vacinação.
Se você quer cuidar melhor da sua saúde, acompanhe as notícias de Folha Vitória e fique por dentro de dicas sobre bem-estar.