Copo com chá de mel em mesa.
Crédito: Unsplash

A tosse seca ocorre sem a produção de secreção e pode estar associada a alergias, inflamações leves das vias aéreas, ambientes secos ou irritação da garganta. 

Em muitos casos, o alívio do sintoma da tosse persistente está relacionado à redução da irritação e hidratação das mucosas.

Por isso, neste conteúdo, vamos entender como o chá para tosse seca pode atuar como um tratamento complementar no alívio desse desconforto. 

Qual o melhor chá para tosse seca?

Não existe um único chá capaz de tratar a tosse seca. Ainda assim, algumas opções naturais ajudam a aliviar os sintomas e reduzir o desconforto respiratório. A seguir, conheça opções de chá para tosse seca:

1. Chá de gengibre e mel

O estudo efeito comparativo da mistura de gengibre e mel com dextrometorfano na tosse seca em crianças indicou que essa combinação apresenta melhores resultados no alívio do sintoma quando comparada a outras abordagens. 

Dessa forma, ele também pode ser utilizado como chá para tosse infantil, desde que haja orientação médica.

2. Chá de camomila

Embora não existam evidências científicas fechadas, um estudo publicado na National Library of Medicine indica que preparações à base de plantas podem reduzir a intensidade da tosse e melhorar a qualidade de vida em casos de tosse crônica.

Uma meta-análise publicada na revista Farmacologia e Biologia aponta que a camomila apresenta ação calmante e anti-inflamatória, aliviando a irritação da garganta.

3. Chá de hortelã

O estudo Mentha Piperita: uma análise de suas propriedades farmacológicas e aplicações terapêuticas identificou que a hortelã possui propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e antimicrobianas.

A pesquisa também aponta uma ação antialérgica, reduzindo sintomas como coceira e espirros, frequentes em quadros de rinite e sinusite alérgica.

Esses efeitos podem contribuir para o alívio do sintoma associado à inflamação ou alergias respiratórias. Por isso, o chá de hortelã é frequentemente utilizado como chá para tosse alérgica.

Saiba mais: Qual é a diferença entre gripe, alergia e resfriado?

4. Chá de canela, cravo-da-índia e limão

Um estudo publicado na revista Arch Microbiol demonstrou que a canela e cravo-da-índia apresentam atividade antimicrobiana e ação antioxidante, atribuída aos compostos cinamaldeído e eugenol.

O limão é conhecido como uma fonte de vitamina C e antioxidantes, que auxiliam na proteção do sistema imunológico.

Em conjunto, esses ingredientes ajudam a suavizar a irritação da garganta e o desconforto das vias aéreas, sendo uma opção complementar em casos de tosse seca associada à inflamação leve ou irritação local.

5. Chá de eucalipto

O eucalipto contém 1,8-cineol (eucaliptol), um composto com ação anti-inflamatória e antioxidante sobre as vias aéreas. 

Uma pesquisa experimental demonstrou que o cineol conseguiu reduzir processos inflamatórios respiratórios, evidenciando seu potencial no alívio desse processo.

Essas propriedades explicam o uso tradicional do chá de eucalipto como remédio caseiro para tosse seca.

Quais chás acalmam a garganta irritada?

A garganta irritada é uma das principais causas da tosse seca e pode estar relacionada ao ressecamento das mucosas, inflamação leve ou exposição a agentes irritantes. 

Diante disso, chás como camomila, gengibre, hortelã e eucalipto ajudam a hidratar e suavizar a região, contribuindo para aliviar o desconforto.

Como preparar o chá para tosse?

O preparo correto do chá para garganta irritada é essencial para preservar os compostos ativos das plantas e aliviar os sintomas. O método de preparo varia conforme a parte da planta utilizada.

  • Infusão: esse método é indicado para folhas, flores e partes mais delicadas (como camomila, hortelã e eucalipto). Modo de preparo: Ferva a água, desligue o fogo, adicione a erva, tampe e deixe em repouso por 5 a 10 minutos antes de coar;
  • Decocção: utilize para as partes mais rígidas, como raízes, cascas e especiarias (gengibre, canela e cravo-da-índia). Modo de preparo: Coloque o ingrediente na água fria, leve ao fogo e deixe ferver por 5 a 10 minutos, depois coe.

O mel e o limão, devem ser adicionados após o chá estar morno, para evitar a perda de propriedades.

Crianças podem tomar chá para tosse?

Sim, existe chá para tosse seca que pode ser consumido por crianças, desde que com orientação médica. O chá de gengibre para tosse e o chá de camomila estão entre as opções mais seguras.

Chá para tosse seca funciona rápido?

Esse sintoma tende a se intensificar à noite. Diante disso, muitas pessoas ficam em dúvida de como aliviar tosse seca à noite de forma rápida.

Em geral, o alívio ocorre por meio da hidratação das mucosas e redução da irritação da garganta, o que pode trazer conforto a curto prazo.

Porém, os chás não substituem o tratamento da causa da tosse, especialmente quando ela está relacionada a alergias, infecções ou doenças respiratórias crônicas.

Qual a diferença entre tosse seca e tosse com catarro?

A tosse seca é caracterizada pela ausência de secreção e costuma estar associada à irritação, alergias, inflamação das vias aéreas ou ambientes secos. 

Já a tosse com catarro envolve a produção de muco e geralmente indica a presença de infecções ou processos inflamatórios. O tratamento varia conforme a causa, reforçando a importância de uma avaliação adequada.

Quando devo me preocupar com a tosse seca e procurar um médico?

A tosse seca deve ser avaliada por um profissional de saúde quando:

  • Durar mais de 3 semanas;
  • Vier acompanhada de falta de ar, dor no peito ou febre;
  • Interferir no sono ou nas atividades diárias;
  • Ocorrer em crianças, idosos ou pessoas com doenças crônicas.

O chá para tosse seca ajuda a acalmar a garganta e reduzir o desconforto enquanto a causa do sintoma é tratada. No entanto, seu uso deve ser complementar e consciente.

Para ficar por dentro de dicas sobre saúde, bem-estar e cuidados no dia a dia acompanhe as notícias do Folha Vitória!

Redação Folha Vitória

Equipe de Jornalismo

Redação Folha Vitória é a assinatura coletiva que representa a equipe de jornalistas, editores e profissionais responsáveis pela produção diária de conteúdo do Folha Vitória. Comprometida com a excelência jornalística, a equipe atua de forma integrada para garantir informações precisas, atualizadas e relevantes, sempre alinhada à missão de informar com ética, democratizar o acesso à informação e fortalecer o diálogo com a comunidade capixaba. O trabalho do grupo reflete o padrão de qualidade da Rede Vitória de Comunicação, consolidando o veículo como referência em jornalismo digital no Espírito Santo.

Redação Folha Vitória é a assinatura coletiva que representa a equipe de jornalistas, editores e profissionais responsáveis pela produção diária de conteúdo do Folha Vitória. Comprometida com a excelência jornalística, a equipe atua de forma integrada para garantir informações precisas, atualizadas e relevantes, sempre alinhada à missão de informar com ética, democratizar o acesso à informação e fortalecer o diálogo com a comunidade capixaba. O trabalho do grupo reflete o padrão de qualidade da Rede Vitória de Comunicação, consolidando o veículo como referência em jornalismo digital no Espírito Santo.