Enamed 2025: local de prova é liberado; veja como será o exame

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou para esta quinta-feira (2) a divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.

O documento informa o local de prova, número de inscrição, data e horários, além de indicar se o candidato terá atendimento especializado ou tratamento por nome social.

O cartão pode ser acessado no Sistema Enamed e, embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que os participantes o levem no dia da prova. Mais de 96 mil candidatos tiveram a inscrição confirmada. O exame será aplicado em 19 de outubro, em todos os estados e no Distrito Federal.

Como será a prova?

O Enamed 2025 terá duração de cinco horas, começando às 13h30 e terminando às 18h30 (horário de Brasília). Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h.

A prova será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha (modelo ABDC), distribuídas igualmente entre as áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina de Família e Comunidade.

Também haverá questionários complementares, como o de percepção da prova, o do estudante concluinte (ligado ao Enade) e o contextual (para os demais participantes).

As questões abordarão cenários relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo Atenção Primária e Secundária, urgência e emergência, cuidados paliativos e estruturas de menor complexidade. Saúde Mental e Saúde Coletiva também estarão contempladas.

O exame cobrará ainda competências ligadas a temas sociais, culturais e econômicos do Brasil e do mundo, conectando a prática médica a outras áreas do conhecimento.

O que é o Enamed?

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Enamed é a nova avaliação nacional da formação médica. Ele unifica a matriz de referência do Enade (voltado para todos os cursos de graduação) e a prova objetiva do Enare (Exame Nacional de Residência).

Dessa forma, o resultado poderá ser usado tanto para avaliar os cursos de Medicina no país quanto como critério de seleção para programas de residência médica de acesso direto.

Segundo o MEC, o novo formato permitirá um monitoramento anual e contínuo da qualidade dos cursos de Medicina, superando limitações do antigo Conceito Enade e ampliando a amostra de estudantes avaliados.

Punições para cursos mal avaliados

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que, a partir de 2026, cursos de Medicina com resultados insatisfatórios no Enamed sofrerão medidas de supervisão e corte de vagas.

“Resultados insatisfatórios no exame vão acarretar medidas de supervisão dos cursos”, disse o ministro em encontro com jornalistas em Brasília.

As penalidades incluem:

  • Conceito 2: redução no número de vagas ofertadas;
  • Conceito 1: suspensão total do ingresso de novos alunos.

Além disso, cursos com nota baixa não poderão participar do Prouni. As instituições terão até 30 dias para apresentar defesa e ficarão sob supervisão por um ano após a aplicação das medidas.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.