ROTEM avalia coágulos no sangue em tempo real
Aparelho é o primeiro a chegar no ES. Imagem: HEVV/Divulgação

O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) recebeu o equipamento de tromboelastometria rotacional (ROTEM), que analisa a coagulação no sangue em tempo real. Este é o primeiro equipamento do tipo em hospitais do Espírito Santo.

Segundo a instituição de Vila Velha, a tecnologia permite a análise a partir de uma pequena amostra de sangue, de apenas 3 mL. Com o exame, é possível identificar a origem de sangramentos, como déficit de plaquetas ou de fatores da coagulação, possibilitando uma reposição direcionada e mais segura.

O ROTEM nos mostra exatamente onde está o problema da coagulação. Assim, conseguimos tratar de forma específica, evitando transfusões desnecessárias e oferecendo um atendimento mais eficiente e seguro ao paciente.

Milton Favarato, médico anestesiologista do HEVV

Redução de riscos

Aparelho auxilia nos diagnósticos de casos críticos. Imagem: HEVV/Divulgação

O ROTEM também auxilia na redução do tempo dos diagnósticos e permite a aplicação de tratamentos mais direcionados, otimizando o uso de hemoderivados e melhorando as chances de recuperação de pacientes em situações críticas.

“É uma ferramenta essencial para diagnósticos precisos e para a tomada de decisões rápidas, principalmente em cirurgias, traumas e pacientes críticos”, explicou o anestesiologista do HEVV, Dr. Sandro Xavier.

Aline Gomes

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.