Saúde

ES confirma primeiras mortes por dengue e Oropouche em 2025

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aguardava por resultado de exames para confirmar a causa da morte dos pacientes

Foto: Freepik
Foto: Freepik

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou a primeira morte por dengue em 2025. A vítima é um paciente de 69 anos, do município de Anchieta, no Sul do Espírito Santo. A morte ocorreu no dia 19 de abril, mas só foi confirmada nesta terça-feira (20) pela pasta após o resultado de exames.

Segundo a Sesa, a morte por dengue foi de um paciente que já tinha comorbidades, como diabetes.

O paciente havia viajado para o Rio de Janeiro e retornado para casa com sintomas, como febre, cefaleia, mialgia, dor retro-orbital e náusea.

Leia também:
> Sala de teleconsultas para 15 especialidades é inaugurada na Serra
> Dores de cabeça: conheça 5 tipos e o que pode estar por trás de cada uma
> Câncer de próstata agressivo: entenda diagnóstico de Joe Biden

Primeira morte no ano por Oropouche é confirmada no ES

Além desse óbito por dengue, também foi confirmada a primeira morte por Oropouche em 2025 no Estado. O paciente, de 52 anos, é de Colatina, no Noroeste capixaba.

A vítima também apresentava comorbidades, com histórico de hipertensão e cardiopatia. O óbito ocorreu em 16 de janeiro deste ano.

Os dois pacientes tiveram o diagnóstico confirmado por exame de biologia molecular (RT-PCR), realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).

Os casos no Espírito Santo

De acordo com a Sesa, nos últimos 30 dias, o Espírito Santo notificou 6.515 casos de dengue, sendo 1.818 confirmados. Desses, 38 eram casos graves ou com sinais de alarme.

Durante todo o ano, já foram 60.792 casos notificados e 17.698 casos confirmados, sendo 354 casos graves ou com sinais de alarme e uma morte. A taxa de letalidade é de 0,29%.

Os primeiros casos de Oropouche no Estado foram detectados em abril de 2024, e o primeiro óbito pela doença confirmada em 10 de dezembro daquele ano.

Em 2025, o Espírito Santo soma 6. 524 casos confirmados de Oropouche e um óbito, com taxa de letalidade de 0,01%.