Saúde

Sesa diverge do Ministério da Saúde e descarta suposta intoxicação por metanol no ES

País registra 127 notificações relacionadas a bebidas adulteradas

Leitura: 2 Minutos
metanol
Sintomas de intoxicação por metanol (Foto: Biodiesel Brasil)

ATUALIZAÇÃO: Após o Ministério da Saúde informar um caso em investigação de intoxicação por metanol no ES, a Secretaria de Saúde informou que o caso e questão já foi descartado após análises.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou neste sábado (4/10) que não há registro de casos de intoxicação por metanol no Espírito Santo. A pasta explicou que o caso anteriormente informado pelo Ministério da Saúde foi descartado após investigação.

A maior parte das ocorrências está em São Paulo, com 104 notificações, das quais 93 ainda estão em apuração. Outros estados com casos em análise incluem Pernambuco (7), Mato Grosso do Sul (4), Bahia (2), Goiás (2), Paraná (2) e um caso em cada um dos seguintes estados: Distrito Federal, Roraima, Mato Grosso e Piauí.

Entre os registros, há 12 óbitos, sendo um confirmado em São Paulo e 11 em investigação — oito em São Paulo, um em Pernambuco, um na Bahia e um no Mato Grosso do Sul.

O Ministério da Saúde reforça a importância de atenção ao consumo de bebidas alcoólicas, lembrando que o metanol é altamente tóxico e pode causar cegueira, coma ou morte.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.