Saúde

Especialista dá dicas para "reprogramar" mentes agitadas para aumentar concentração

Em uma reprogramação mental, o objetivo é ter pensamentos mais focados, positivos e melhorar a administração das emoções, identificando também crenças negativas que atrapalham as performances individuais diárias

Especialista dá dicas para “reprogramar” mentes agitadas para aumentar concentração Especialista dá dicas para “reprogramar” mentes agitadas para aumentar concentração Especialista dá dicas para “reprogramar” mentes agitadas para aumentar concentração Especialista dá dicas para “reprogramar” mentes agitadas para aumentar concentração
Foto: pexels

O mundo está agitado e não podemos negar que o avanço tecnológico contribuiu para a aceleração de informação que nunca para. Nesse cenário, a nossa mente que a todo instante está recebendo algo novo, também não desliga e os múltiplos pensamentos conseguem nos tirar o foco de até fazer coisas simples, como ler, conversar com alguém ou se concentrar em algo. 

Em todos os casos, é necessário atenção, porém deve-se redobrar quando a mente agitada passa a tirar o sono.

Mas é possível reprogramar uma mente agitada? “Sim, é possível, mas não é como reprogramar um computador ou celular”, disse a fisiologista e mentora Debora Garcia. A especialista também acrescenta.

“Uma mente que está muito agitada não é produtiva, porque tem muitos pensamentos que, muitas das vezes, são inúteis, autodestrutivos ou negativos. Isso acontece de forma descontrolada, pois a mentalidade da pessoa não está treinada, então ela acaba se auto-sabotando diariamente com o próprio pensamento: confiando menos em si mesma, fica mais ansiosa e cria o próprio gatilho de estresse”, disse a especialista.

Cérebro x Mente e como ambos atuam na cabeça

Nosso cérebro é um órgão físico enquanto a nossa mente é algo totalmente impalpável, é comum se ouvir dizer que a mente “é o que o cérebro faz”. Podemos imaginar a mente como a fonte dos pensamentos, do consciente e subconsciente enquanto o cérebro é composto por massa branca e cinzenta, com bilhões de neurônios, dividido em hemisférios e lobos, com inúmeras funções.

“O cérebro e a mente trabalham juntos e por isso para melhorar o padrão mental, ter emoções mais saudáveis, pois apesar de popularmente se relacionar as emoções ao coração elas realmente ocorrem no nosso cérebro, é preciso trabalhar o cérebro e a mente juntos. Através dos recursos corretos podemos estimular novas conexões cerebrais para um cérebro jovem e saudável, mais afetos positivos e pensamentos de mais qualidade por exemplo”, completa.

Em uma reprogramação mental, o objetivo é ter pensamentos mais focados, positivos e melhorar a administração das emoções, identificando também crenças negativas que atrapalham as performances individuais diárias, seja em casa ou no trabalho.

Os benefícios de uma mente mais potente são inúmeros, tais como: mais foco, produtividade, leveza, clareza nas ideias, maior habilidade para poder resolver problemas, agilidade nos afazeres e muito mais. 

“Se pensarmos no nível de ansiedade e estresse que se tem hoje no Brasil, e o quanto isso prejudica a vida pessoal, profissional e até a saúde dessas pessoas, conseguir administrar melhor a mente e as emoções é o que vai melhorar muito essa realidade brasileira”, pondera.

Dá ideia para a prática

Sozinho é mais difícil, a vontade até pode aparecer mas muitas pessoas desistem por não saber como melhorar e se reprogramar internamente, por isso no dia 15 de junho vai acontecer uma mentoria online, que vai tornar tudo isso realidade. Com exercícios práticos e bases da neurociência a fisiologista e meditadora Debora Garcia vai conduzir o evento.

“Utilizamos o método APTA, pois essa técnica é baseada em exercícios, por meio da neurociência, que coloca o nosso cérebro para trabalhar em nosso favor, do nosso bem-estar, da nossa saúde e da nossa performance, seja na vida pessoal ou profissional”, disse ela que também acrescenta:

“Na verdade, a gente passa a trabalhar a nosso favor. Costumamos pensar que já estamos, mas a realidade é que muitas vezes não, pois é a nossa mente que cria hoje a maior parte dos gatilhos de stress, ansiedade, medo e insegurança que temos. Então, muitas das vezes internamente, estamos trabalhando contra o que realmente queremos para nós.”

Para participar, basta se inscrever clicando aqui ou entrando em contato pelo whatsapp (11) 98629-7848.