Hospital Santa Rita: tradição em oncologia, inovação no atendimento geral

Desenhado com uma história de luta, dedicação ao próximo e solidariedade, o Hospital Santa Rita desempenha importante papel na promoção da saúde da população capixaba. Fruto do empenho e dedicação de sua mantenedora, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), o hospital foi inaugurado em 31 de março de 1970. É uma instituição filantrópica que presta mais de 75% de seu atendimento pelo SUS (na área oncológica), mas também atende a pacientes de convênios e particulares em seu hospital geral.

Com vocação natural para prestar atendimento oncológico, manteve sua tradição e hoje é o maior complexo oncológico do Espírito Santo, além de hospital de grande porte que presta atendimento geral nas mais diversas especialidades médicas, possuindo Complexo de Medicina Robótica e Alta Tecnologia.

Diretor-geral do Hospital Santa Rita, Carlos Clayton Lobato, recebendo o troféu de Excelência em Saúde com outros diretores e colaboradores do hospital.

“O reconhecimento em Excelência em Saúde representa a credibilidade da sociedade nos serviços prestados, além de nos incentivar a continuar trilhando no caminho da excelência em serviços de saúde com alta tecnologia e equipes profissionais altamente qualificadas, prestando atendimento humanizado. Uma empresa de excelência preza pela ética e qualidade de seus atendimentos e serviços e é reconhecida pela sociedade como comprometida com a excelência em todos seus processos e serviços”, ressalta o diretor-geral do Hospital Santa Rita, Carlos Clayton Lobato.

Para ele, ser vencedor por votação popular representa um importante reconhecimento público. Mostra ainda a credibilidade que o Hospital Santa Rita possui junto aos capixabas e aos pacientes, o que é muito gratificante e incentivador. É algo que se traduz em acolhimento, atenção, comprometimento, eficiência e alta tecnologia e alta  resolutividade.

Recentemente, o hospital ampliou ainda mais seu parque tecnológico. O Complexo de Medicina Robótica e Alta Tecnologia, onde estão o robô Da Vinci Xi (plataforma cirúrgica de última geração) e o microscópio neurocirúrgico Zeiss Kinevo 900 – Pacote Premium (o mais completo do mundo) –, passou a contar com o Laser Holmium (HoLEP), instalado em parceria com a empresa Angiosuturi. Esse equipamento é para a realização de procedimento minimamente invasivo para tratamento de próstata aumentada benigna.

Também em 2021 foi inaugurado o Complexo de Diagnóstico Avançado, com novos equipamentos para tomografia com inteligência artificial, e o Complexo Cardioneurovascular, onde o paciente é avaliado, acompanhado e tratado de forma interdisciplinar e plena em todos os momentos, quer seja no pronto-socorro, UTI Cardioneurovascular, hemodinâmica, centro cirúrgico, apartamentos e consultórios.

O Hospital Santa Rita é pioneiro na utilização do RAPID – software de inteligência artificial que auxilia a equipe médica nas avaliações de Acidente Vascular Cerebral (AVC) – e na aquisição da impressora 3D de órteses para o desenvolvimento de peças em substituição ao gesso nas imobilizações articulares. E como ela utiliza o bagaço da cana como seu componente, além de ser esteticamente melhor, ainda é altamente sustentável.

No que diz respeito ao tratamento com radioterapia, o Hospital Santa Rita passará a ser o único do Espírito Santo a ter a tecnologia de Cone Beam Computed Tomography (CBCT) e ultrassonografia para monitoramento em tempo real do posicionamento da próstata e outros órgãos e, também, o único do estado a possuir radioterapia com controle respiratório, o que pode diminuir as sessões de radioterapia em alguns casos, passando de 32, 35 sessões para cinco, um ganho incrível em qualidade de atendimento ao paciente.

“Continuaremos a investir em novas tecnologias, na ampliação do nosso atendimento e em qualidade. Iniciamos neste ano o projeto de sermos acreditados pela Joint Commission International (JCI), acreditação internacional que somente os grandes hospitais do Brasil possuem e seremos o primeiro hospital acreditado em nosso estado”, comemora o diretor.

Além disso, será inaugurado, em breve, o Complexo Materno-Infantil Santa Rita, um ambiente acolhedor, preparado para receber mães e bebês com todo conforto, tecnologia e profissionais qualificados para tornar a estada mais segura e confortável. Nesse complexo também serão atendidos casos de cardiopatias congênitas por especialistas capacitados para diagnosticar problemas estruturais no coração do bebê ainda dentro do útero materno, além de realizados procedimentos logo nas primeiras horas após o parto, para salvar a vida do bebê.