Unimed Vitória: um jeito de cuidar que transmite confiança

A Unimed Vitória completou 42 anos recentemente. Fundada em 27 de agosto de 1979, a cooperativa é referência entre as Unimeds do país e conta com mais de 2.600 médicos cooperados, 2.700 colaboradores e 355 mil beneficiários nos 19 municípios de atuação no Espírito Santo. 

A cooperativa está presente em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari, Domingos Martins, Marechal Floriano, Anchieta, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Fundão, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itarana, Laranja da Terra e Itaguaçu. Por meio do intercâmbio com outras singulares do Sistema Unimed, os clientes podem também recorrer à assistência em âmbito nacional.

Com uma estrutura completa de atendimento, a Unimed Vitória é formada pelos seguintes recursos próprios: Hospital Unimed Vitória, Maternidade, Centro de Especialidades, Unimed Diagnóstico, Unimed Oncologia, Pronto Atendimentos, Unimed Personal (Cariacica, Guarapari, Serra, Vila Velha e Vitória), Viver Bem, Atenção Domiciliar, SOS Emergências Médicas, Unimed Coração, entre outros.

O Hospital Unimed (HU), por exemplo, a cada ano solidifica ainda mais sua vocação para casos de alta complexidade. Conhecido pela excelência no protocolo de atendimento para eventos de acidente vascular cerebral (AVC), o HU é referência em hemodinâmica e possui o mais moderno equipamento dessa modalidade no país. O recém-implantado programa de ortopedia também se sobressai por adotar o critério conhecido como vaga zero, um recurso que garante acesso imediato para pacientes que chegam para atendimentos de emergência.

“Buscamos constantemente a atualização de protocolos de saúde, equipamentos e recursos terapêuticos para ampliar o leque de opções ao cliente com o que há de mais novo no mundo. A rede própria da Unimed Vitória acompanha de perto a evolução tecnológica que permeia a medicina”, afirma o diretor-presidente da Unimed Vitória, Fernando Ronchi.

Para ele, é motivo de orgulho ver o nome da Unimed Vitória entre as instituições de saúde que mais se destacam no setor. “É gratificante sermos reconhecidos por iniciativas, como o Excelência em Saúde, que valorizam os atores desse segmento tão importante para a população de todo o país. Trabalhar com saúde é uma responsabilidade diária com a vida de cada pessoa que atendemos.”

O diretor-presidente destaca ainda que a cooperativa faz parte desse segmento há 42 anos e isso se deve a um trabalho que preza, acima de tudo, o bem-estar dos beneficiários. “Temos como principal característica o nosso jeito de cuidar: um estilo que se apresenta no dia a dia da nossa rede de atendimento, pelas mãos de um brilhante corpo clínico, reconhecido por seus profissionais competentes e pela qualidade dos serviços prestados.”

O olhar humanizado, a atenção com cada paciente e a constante sintonia com as mais recentes atualizações da medicina são alguns dos principais fundamentos da cooperativa e formam base sólida para sua reputação e imagem diante da população do Espírito Santo e do país, que a reconhece como referência no mercado de planos de saúde. 

“O ponto primordial para quem busca cuidados de saúde é a confiança. A população capixaba tem a certeza de que está em boas mãos quando escolhe a Unimed Vitória. É essa confiança que faz com que a cooperativa seja lembrada ano após ano. Reputação se constrói com solidez, consistência, com reconhecimento por serviços de qualidade. Seguimos em constante transformação para oferecer o que há de melhor e mais moderno no setor da saúde sempre”, ressalta Fernando Ronchi.

O reconhecimento popular, segundo o gestor, reafirma cada vez mais a força da cooperativa diante do capixaba. “Uma marca precisa ter atributos fortes para ocupar lugar tão especial na lembrança do consumidor.  Acreditamos de fato que o foco está no cliente: grandes empresas tratam seus clientes com respeito e transparência. Como uma cooperativa de saúde, é essencial oferecer excelência no cuidado, comprometimento e qualidade no atendimento assistencial.”

Uma das grandes conquistas do último ano para a Unimed Vitória, como maior plano de saúde do Espírito Santo, foi manter o compromisso junto aos clientes e à sociedade para fazer frente à pandemia, oferecendo respostas rápidas e eficientes baseadas no planejamento, no monitoramento e em adequações ao cenário.

Dentre os desafios, a Unimed Vitória precisou gerenciar os atendimentos aos clientes, a gestão da carteira de clientes, além da preservação da saúde dos cooperados e colaboradores. A rapidez na tomada de decisões, certamente, foi grande aliada nesse processo. A cooperativa se antecipou na aquisição de suprimentos, no treinamento das equipes e na criação de cadastro de reserva para contratações na área de saúde.

Durante a pandemia, foi implantado, por exemplo, o serviço de teleconsulta, que já fez mais de 85 mil atendimentos. As consultas virtuais oferecem mais segurança para o paciente, que não precisa sair de casa para ter o atendimento médico.

A cooperativa vem ainda conquistando destaque e premiações em seu segmento. Um levantamento do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em dezembro de 2020 colocou a Unimed Vitória entre as 10 maiores empresas do Espírito Santo. Além disso, recebeu o título de Operadora Acreditada no maior nível de excelência, o Ouro, sendo a primeira do estado a conquistar essa pontuação máxima. No Sistema Unimed, são somente nove singulares com o selo do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde.

O Hospital e a Maternidade Unimed também vêm sendo reconhecidos com premiações nacionais. Ambos conquistaram a categoria ouro na edição 2020 do Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade, concedido pela Unimed do Brasil. E a Unimed Vitória recebeu várias outras premiações na área de gestão de pessoas. Em 2019 e 2020 a cooperativa foi eleita uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, pelo ranking da revista Você S/A. Também em nível nacional, fomos indicados pelo prêmio Top Of Mind RH como uma das cinco empresas mais lembradas pelos profissionais de Recursos Humanos.

A Unimed Vitória tem projetos importantes em andamento. O maior deles é, sem dúvida, o lançamento da nova unidade avançada da Unimed Vitória na Serra, que tem previsão de entrega para o final de 2022. Primeiro negócio realizado pela Holding Unimed Vitória, o espaço de Serviços em Unidade Avançada (SUA) terá 7.500 metros quadrados de área construída e capacidade de realizar até 30 mil atendimentos por mês.

Na nova unidade, haverá Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, Unidade de Oncologia, posto de coleta laboratorial e uma Unidade Básica de Diagnóstico – que estará apta a oferecer serviços como mamografia e ressonância, entre outros. O usuário também terá acesso ao Hospital Dia para a realização de pequenos procedimentos. Os serviços Unimed Personal e Viver Bem Unimed, que já existem no município, serão ampliados e ficarão no novo espaço.

Outro importante projeto que vem sendo ampliado é o programa de inovação da Unimed Vitória, o Pulsar. Dedicado a potencializar a inovação na cooperativa por meio de parcerias para acelerar e desenvolver novos projetos, o Pulsar quer ainda disseminar a cultura de inovação dentro e fora de sua rede.

A cooperativa tem investido também nos canais digitais, aprimorando os pontos de comunicação do cliente com a Unimed Vitória. Está em fase de desenvolvimento e implantação uma ferramenta que vai utilizar a inteligência artificial para atuar no processo de regulação e auditoria médica da Unimed Vitória. A partir de algoritmos preditivos vamos melhorar a jornada de segurança do paciente com agilidade e resolutividade.