Saúde

Fogos e rojões podem machucar os olhos; veja como se proteger

Oftalmologista alerta para os perigos dos fogos de artifício e dá dicas de como evitar lesões oculares durante as comemorações de fim de ano

Foto: Reprodução

Com a aproximação do Réveillon, o uso de fogos de artifício e rojões se torna parte da celebração. Contudo, esses artefatos podem representar sérios riscos à saúde ocular, especialmente se não forem manuseados de forma correta.

De acordo com o oftalmologista Cesar Ronaldo Filho, do Hospital de Olhos Vitória, o impacto causado por estilhaços, explosões ou até pelo contato com os resíduos químicos dos fogos pode resultar em ferimentos graves. 

LEIA MAIS:

Exposição ao som excessivo pode causar perda auditiva

Um em cada sete adolescentes tem problemas de saúde mental, diz OMS

Cuidados com a pele ajudam a identificar sinais de câncer

“Queimaduras, perfurações e até a perda total da visão podem ocorrer, dependendo da gravidade do acidente. Mesmo o pó químico presente nos fogos pode causar irritações nos olhos”, explica o médico.

A poluição gerada durante as explosões também representa um risco adicional, podendo agravar alergias e conjuntivites. 

“É importante que as pessoas mantenham uma distância segura e evitem olhar diretamente para os fogos. O uso de óculos de proteção é altamente recomendado, especialmente em ambientes onde os fogos estão sendo manuseados”, alerta Cesar Ronaldo.

Para evitar acidentes, a principal recomendação é que o manuseio dos fogos de artifício seja feito por profissionais treinados. 

“Garantir a segurança, especialmente dos olhos, deve ser prioridade. É fundamental adotar todas as precauções possíveis para prevenir lesões oculares”, destaca o oftalmologista.

Foto: Reprodução/Freepik @wirestock

Dicas para proteger os olhos durante as festas

– Evite olhar diretamente para os fogos de artifício e rojões.
– Mantenha distância segura dos locais de disparo.
– Utilize óculos de proteção se estiver em um ambiente de risco.
– Prefira locais abertos e evite áreas fechadas com objetos que possam estilhaçar.
– Proteja os olhos contra o pó e a fumaça, que podem causar irritações.

Laísa Menezes, repórter do Folha Vitória
Laísa Menezes

Repórter

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduanda em Branding pela Universidade Castelo Branco, Alumni do Susi Leaders (Ed. 2023). Atua no Folha Vitória desde maio de 2024.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduanda em Branding pela Universidade Castelo Branco, Alumni do Susi Leaders (Ed. 2023). Atua no Folha Vitória desde maio de 2024.