
A Ordem de Serviço para a execução da segunda fase das obras do Hospital do Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (Unacon) foi assinada, nesta quinta-feira (15), pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
A nova unidade será construída em terreno anexo ao Hospital Evangélico, no bairro Nossa Senhora da Penha, e a previsão de entrega é até setembro de 2027. Com a conclusão, a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento na macrorregião Sul, beneficiando cerca de 700 mil habitantes.
“Essa é uma das maiores e mais importantes obras do nosso governo, pois impacta moradores de todo o Estado e cuida diretamente da saúde e da vida das pessoas”, afirmou Casagrande.

Nova etapa envolve estrutura e acabamento
A obra entra agora na segunda fase, que envolve a execução da estrutura e o acabamento do prédio.
“Essa etapa será viabilizada com o novo investimento do governo do Estado e marca um avanço significativo no cronograma de construção do hospital, restando posteriormente a etapa da aquisição de equipamentos das áreas internas, mobiliário, entre outras”, ressalta o superintendente do Hospital Evangélico de Cachoeiro (HECI), Wagner Medeiros.
Projeto prevê 100 novos leitos clínicos e cirúrgicos
O projeto prevê 100 novos leitos clínicos e cirúrgicos, o que representa mais de três mil diárias hospitalares por mês, além do pronto atendimento oncológico 24 horas e estacionamento com 400 vagas.
A unidade também contará com equipamentos de diagnóstico por imagem, como ultrassom, tomografia e ressonância magnética, além de acelerador linear de última geração.

O investimento total previsto é de R$ 263,3 milhões, sendo R$ 100 milhões em recursos do governo do Estado e o restante como contrapartida do HECI.