Coração e fígado foram levados de helicóptero do Notaer de São Mateus a Cariacica. Foto: Divulgação/Notaer
Coração e fígado foram levados de helicóptero do Notaer de São Mateus a Cariacica. Foto: Divulgação/Notaer

Um jovem, de 21 anos, “ganhou” uma nova vida neste domingo (03), em Cariacica. Ele passou por um transplante cardíaco no Hospital Meridional. O coração foi transportado de São Mateus a Cariacica de helicóptero, junto com um fígado que foi doado para outro paciente.

O transplante cardíaco aconteceu durante a tarde deste domingo e durou mais de seis horas. O paciente, portador de miocardiopatia dilatada idiopática, estava na fila de espera pelo órgão há um ano.

De acordo com o cirurgião cardiovascular e coordenador do setor de transplantes cardíacos da Rede Meridional, Melchior Luiz Lima, inicialmente o paciente permaneceu internado no Hospital Evangélico, sendo posteriormente transferido para o Hospital Rio Doce, em Linhares, onde estava há cerca de dois meses.

No sábado (02), foi identificado um doador compatível em São Mateus. A equipe de captação, liderada pelo cirurgião cardiovascular Héber Souza Melo Silva, saiu do Hospital Meridional Cariacica, às 6h da manhã, e viajou de carro até o Hospital Roberto Silvares, em São Mateus.

Segundo a Rede Meridional, a equipe realizou a captação do coração, do fígado e de outros órgãos. Um helicóptero do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (Notaer) foi solicitado pela Central Estadual de Transplantes para o transporte do coração e do fígado ao Hospital Meridional, em Cariacica.

Veja transporte de helicóptero dos órgãos

Já o paciente, foi transferido de ambulância do Hospital Rio Doce ao Meridional. De acordo com o médico Melchior Luiz Lima, o processo anestésico começou às 13h30 deste domingo, e o ato cirúrgico teve início às 14h, terminando às 20h.

O médico afirmou que o procedimento foi um “sucesso técnico e hemodinâmico” e que o coração doado apresentou boa contratilidade. O profissional também avaliou que o paciente evoluiu de forma satisfatória no intraoperatório.

Este caso representa mais um marco relevante para a medicina capixaba, destacando a importância do trabalho coordenado entre diferentes instituições e equipes especializadas para a realização de um transplante de alta complexidade,

Melchior Luiz Lima

O fígado também foi transportado de helicóptero para Cariacica, porém não há informações sobre o transplante. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) foi procurada, mas informou que não divulga informações sobre doadores e receptores de órgãos, conforme normativas médicas e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.