Um jovem, de 21 anos, “ganhou” uma nova vida neste domingo (03), em Cariacica. Ele passou por um transplante cardíaco no Hospital Meridional. O coração foi transportado de São Mateus a Cariacica de helicóptero, junto com um fígado que foi doado para outro paciente.
O transplante cardíaco aconteceu durante a tarde deste domingo e durou mais de seis horas. O paciente, portador de miocardiopatia dilatada idiopática, estava na fila de espera pelo órgão há um ano.
De acordo com o cirurgião cardiovascular e coordenador do setor de transplantes cardíacos da Rede Meridional, Melchior Luiz Lima, inicialmente o paciente permaneceu internado no Hospital Evangélico, sendo posteriormente transferido para o Hospital Rio Doce, em Linhares, onde estava há cerca de dois meses.
No sábado (02), foi identificado um doador compatível em São Mateus. A equipe de captação, liderada pelo cirurgião cardiovascular Héber Souza Melo Silva, saiu do Hospital Meridional Cariacica, às 6h da manhã, e viajou de carro até o Hospital Roberto Silvares, em São Mateus.
Segundo a Rede Meridional, a equipe realizou a captação do coração, do fígado e de outros órgãos. Um helicóptero do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (Notaer) foi solicitado pela Central Estadual de Transplantes para o transporte do coração e do fígado ao Hospital Meridional, em Cariacica.
Veja transporte de helicóptero dos órgãos
Já o paciente, foi transferido de ambulância do Hospital Rio Doce ao Meridional. De acordo com o médico Melchior Luiz Lima, o processo anestésico começou às 13h30 deste domingo, e o ato cirúrgico teve início às 14h, terminando às 20h.
O médico afirmou que o procedimento foi um “sucesso técnico e hemodinâmico” e que o coração doado apresentou boa contratilidade. O profissional também avaliou que o paciente evoluiu de forma satisfatória no intraoperatório.
Este caso representa mais um marco relevante para a medicina capixaba, destacando a importância do trabalho coordenado entre diferentes instituições e equipes especializadas para a realização de um transplante de alta complexidade,
Melchior Luiz Lima
O fígado também foi transportado de helicóptero para Cariacica, porém não há informações sobre o transplante. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) foi procurada, mas informou que não divulga informações sobre doadores e receptores de órgãos, conforme normativas médicas e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).