O Hospital Estadual Central, em Vitória, realizou, no mesmo dia, duas captações de órgãos de doadores distintos. Um foi realizado pela manhã e outro à tarde na terça-feira (21), beneficiando pacientes que aguardavam na fila por um transplante.
Entre os órgãos captados estão quatro córneas, um fígado e quatro rins. A realização das captações foi possível devido à articulação entre a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do hospital e o Centro Estadual de Transplantes.
As equipes se mobilizaram em diferentes horários, com uma estrutura do centro cirúrgico e suporte para que os dois procedimentos acontecessem.
A solidariedade das famílias foi o primeiro passo para que tudo isso acontecesse. A partir desse gesto, nossas equipes se uniram à Central Estadual de Transplantes para garantir que as duas captações ocorressem de forma coordenada e respeitosa. Foi um dia de muito trabalho, mas, acima de tudo, de muita esperança para quem aguarda por um transplante.”
Warley Delfino de Moraes, um dos membros da CIHDOTT do HEC.