Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De acordo com dados da Demografia Médica, relatório anual, produzido em conjunto pelo Ministério da Saúde, a Universidade de São Paulo, e a Associação Médica Brasileira, O Brasil vive hoje uma mudança estrutural na formação médica. Em duas décadas, o número de faculdades de medicina mais que triplicou, chegando a 448 escolas em 2025. Atualmente, forma-se aproximadamente 48 mil novos médicos por ano, o que gerou um aumento expressivo na concorrência pelos programas de residência médica.

É importante, portanto, a atualização e a especialização, caso o médico opte por atuar em uma especialidade. A coluna dá visibilidade aos programas de Residência Médica para os médicos.

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves abre inscrições no dia 24 de janeiro. Confira as informações:

Residência Médica em Anestesiologia

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, dá mais um passo importante no fortalecimento da formação médica no Espírito Santo com o lançamento de um programa inédito de Residência Médica em Anestesiologia. A nova residência amplia o papel do hospital como referência na assistência de alta complexidade, além da qualificação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Programa de Residência Médica em Anestesiologia foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro e, agora em janeiro, teve as bolsas autorizadas pelo Ministério da Saúde, viabilizando a abertura das vagas já no processo seletivo de 2026. Ao todo, serão ofertadas quatro vagas, com duração de três anos”, explicou a coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Hospital Dr. Jayme, Patrícia Teixeira.

Inscrições

As inscrições serão abertas em 24 de janeiro e seguem até o dia 1º de fevereiro.

O edital completo com as demais informações pode ser encontrado no site da Consultoria em Concursos Públicos e Pesquisas Sociais (Consesp).

Patrícia Teixeira explicou ainda que um dos grandes diferenciais do programa no Hospital Estadual Dr. Jayme é a robusta e diversificada experiência prática oferecida aos residentes.

Experiência prática e formação

“A unidade concentra um elevado volume de procedimentos anestésicos em diferentes perfis assistenciais, incluindo cirurgias em pacientes adultos, atendimentos obstétricos e procedimentos envolvendo recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN)”, completou a profissional.

O programa contempla ainda a atuação no ambulatório, ampliando a formação do residente para além do centro cirúrgico. “Essa combinação garante uma vivência completa e integrada, algo que nem todos os programas de residência conseguem oferecer dentro de uma única instituição. No Jayme, toda essa produção assistencial está concentrada no próprio hospital, fortalecendo o aprendizado e a continuidade do cuidado”, disse o diretor do CEPI do Hospital Dr. Jayme, Rogerio Griffo.

Residência Médica: pós-graduação e treinamento

A residência médica se enquadra na modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, e é caracterizada por treinamento em serviço sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional da área.

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves já oferece programas de Residência Médica desde 2014. São 25 vagas distribuídas nas especialidades de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina Intensiva e, agora, Anestesiologia.

Serviço:

Residência Médica 2026 no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves em Anestesiologia

Inscrição: do dia 24/01/2026 a 1º/02/2026

Edital: disponível em https://sis.consesp.com.br/site/index.php
Fonte: Sesa/ES

Alice Sarcinelli

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação