Saúde em Fórum

Inovação, direito e tecnologia pautam o Rede Saúde Summit

Com foco em inovação, tecnologias e aspectos jurídicos, evento reuniu especialistas e líderes nacionais para debater os rumos da saúde no ES

Leitura: 5 Minutos
Crédito: Arthur Louzada
Crédito: Arthur Louzada

O Rede Saúde Summit 2025 movimentou o setor nesta quinta-feira (24), no Ferrari Eventos, em Vitória, com uma programação intensa de debates, networking e inovação. Promovido pelo ecossistema Rede Saúde, o evento conectou empresários, profissionais, gestores públicos, acadêmicos e especialistas em torno dos principais desafios e oportunidades da cadeia produtiva da saúde no Espírito Santo.

Na parte da manhã, o foco esteve nos aspectos jurídicos e regulatórios que impactam diretamente a sustentabilidade do setor. A presidente da OAB/ES, Erica Neves, participou da abertura institucional ao lado de Felipe Caroni, diretor executivo da Rede Vitória, Eduardo Amorim, advogado e presidente da Comissão Especial de Direito Médico do Conselho Federal da OAB e Alice Sarcinelli, CEO da ÁS Consultoria e diretora executiva da Rede Saúde. Logo após, o consultor jurídico da Unidas, José Luiz Toro, abriu os debates com uma análise crítica sobre judicialização e equilíbrio entre direitos e recursos.

Um dos painéis mais aguardados foi o da judicialização da saúde, com moderação de Antônio Pacheco e participações de Cláudio Vitti, CEO da Associação Saúde em Movimento, Flávio Cirilo, CEO da QualiSaúde, Douglas Figueiredo, Diretor-presidente da GEAP Saúde e Renan Sales, CEO do Sales Advogados. O debate trouxe propostas de soluções compartilhadas para conter o crescimento das demandas judiciais, com foco em eficiência e cooperação entre os setores público e privado.

A tarde foi dedicada à arena de business e inovação, com conteúdo prático e inspirador. Na palestra de abertura, o Dr. Roberto Caproni reforçou a importância de um olhar multidisciplinar: “Esse evento desperta os profissionais para que vejam que existem muitas outras variáveis que precisam conhecer e buscar controlar para ter sucesso pleno na sua atividade, destaca.

Inovação e tecnologia no setor da saúde

Outro ponto alto foi a palestra de Michele Janovik, CEO do Base27, que destacou o papel da tecnologia e da inteligência artificial para resolver problemas reais do setor. “Na saúde, inovação é fundamental, porque falamos de vidas. É preciso conectar os profissionais com as novas ferramentas para melhorar diagnósticos, atendimento e gestão”, afirmou.

As soluções digitais também tiveram espaço no pitch de startups, que apresentou cases como a UDOK Digital, MEDHY e a MKData. Rômulo Costa, CEO da MKData, ressaltou a importância de eventos como o Rede Saúde Summit que abordem a inovação na saúde. “Nosso objetivo é desburocratizar a gestão, otimizar processos e trazer mais proximidade entre as pontas. Facilitamos o dia a dia de todos os envolvidos nas operações”.

Rômulo explicou que o MKData já é uma empresa consolidada no mercado há bastante tempo, tem vários players aqui no estado e também no Brasil.  “Nós sempre estamos buscando tecnologias novas que podem agregar no dia a dia, tanto das operadoras quanto dos beneficiários, quanto para todos os stakeholders que estão nesse mercado. Então o objetivo nosso é fazer muita tecnologia para facilitar os processos, o dia a dia e a operação dessas empresas que movimentam o valor substancial aqui no estado”, acrescentou o executivo.

Diego Viana, diretor regional do grupo Athena Saúde, também esteve presente em mais um Rede Saúde e celebrou a participação do evento, destacando as novidades do Grupo para a área. “Como já foi noticiado com exclusividade para a coluna, estamos chegando a Vila Velha ainda neste semestre, com um investimento de R$ 7 milhões no novo Vitória Apart Hospital. E destaco que a participação no Rede Saúde Summit mostra como a união entre os players do setor pode reduzir custos, compartilhar inovação e gerar bons negócios”, compartilha o diretor.

A diretora executiva do Rede Saúde, Alice Sarcinelli, destacou a missão do projeto: integrar, informar e transformar. “O evento reafirma o compromisso de fomentar soluções sustentáveis e de alto impacto, fortalecendo o Espírito Santo como referência nacional em saúde e inovação”, conclui.

Clique aqui e confira as fotos de Arthur Louzada

Clique aqui e confira as fotos de Éverton Nunes

Alice Sarcinelli

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação