
À frente das Relações Institucionais do Grupo Tommasi, Juliana Tommasi representa a nova geração de uma história que atravessa seis décadas de dedicação à saúde. Com um olhar estratégico e sensível, ela conduz a área responsável por fortalecer laços entre a empresa, o poder público e demais agentes do setor, impulsionando o acesso, a inovação e o desenvolvimento de soluções que beneficiam toda a comunidade capixaba.
“As Relações Institucionais têm um papel estratégico no Grupo Tommasi: atuar como elo entre a empresa, o poder público e demais agentes do setor. Essa atuação nos permite ampliar o acesso da população a serviços de qualidade e acelerar a implementação de inovações em saúde”, destaca Juliana.
Criado em 1962, pelo farmacêutico químico Henrique Tommasi Netto, o grupo nasceu do propósito de cuidar das pessoas — missão que segue firme na segunda geração familiar. Hoje, o Tommasi se consolida como uma das principais referências do Espírito Santo em análises clínicas, patologia e vacinas, mantendo o compromisso de proximidade com a comunidade. “Estar na segunda geração da liderança é, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade e uma imensa fonte de orgulho. Temos o dever de honrar o legado do nosso pai, mas também a missão de transformar e continuar inovando”, ressalta.
Diálogo Institucional
O diálogo institucional conduzido por Juliana vai muito além dos negócios. Sob sua gestão, o grupo intensificou sua presença em iniciativas de educação, prevenção e inclusão social, unindo propósito e impacto real. “Acreditamos que a educação é o maior fator de transformação de uma sociedade. Por isso, investimos continuamente em campanhas de conscientização e prevenção em saúde, além de apoiar iniciativas educacionais dentro das escolas”, explica.
Entre as ações que fortalecem esse compromisso estão as parcerias com instituições como ES em Ação, Assevila e ASES, além da atuação em projetos de alcance social, como o Meu Pai Tem Nome, desenvolvido em parceria com o Ministério Público, e o Jornadas para o Futuro, em conjunto com o CIEE, que prepara jovens aprendizes para o mercado de trabalho.
A estruturação das Relações Institucionais
A pandemia, segundo Juliana, foi um divisor de águas para a área de Relações Institucionais, que passou a ter estrutura própria em 2023. “Antes, essa atuação acontecia de forma descentralizada, mas percebemos a importância de institucionalizar a área para acompanhar o ritmo de crescimento do grupo”, comenta. O resultado foi um modelo mais sólido de governança, que permitiu sustentar um período de forte expansão — dez aquisições em três anos — com segurança e agilidade.
Com equilíbrio entre tradição e inovação, Juliana reforça que o maior compromisso do Grupo Tommasi segue sendo com as pessoas. “Tudo o que fazemos se resume em manter o legado, inovar com responsabilidade e cuidar das pessoas, valorizando as raízes capixabas”, conclui a diretora de relações institucionais do Grupo Tommasi.