Saúde em Fórum

Lideranças que impulsionam: Flávio Cirilo – QualiSaúde

Jornada de Flávio Cirilo, CEO da QualiSaúde, mostra que trabalho árduo e dedicação são fundamentais para alcançar o sucesso. 


Leitura: 6 Minutos
Crédito: Divulgação QualiSaúde
Crédito: Divulgação QualiSaúde

A QualiSaúde alcançou uma marca histórica em 2025: a expansão para a maior parte do Brasil, após parceria com a Associação dos Servidores Públicos Federais Brasileiros (Asaservi), por meio da operadora de saúde Hapvida. A conquista reflete o trabalho árduo de uma equipe liderada por um executivo que valoriza a parceria e a motivação constante dos colaboradores.

crédito: Éverton Nunes
Flávio Cirillo participou de painel sobre Judicialização da Saúde
que aconteceu no último Rede Saúde Summit.
Foto: Éverton Nunes

Flávio Cirilo, natural de Belo Horizonte, começou a trabalhar cedo, aos 15 anos, como vendedor interno da fábrica da Seculus Relógios e hoje, aos 44 anos, comanda um time de quase 1.000 pessoas, direta e indiretamente. A experiência profissional foi fundamental para criar boas relações, habilidades de comunicação e relacionamento.

Em uma entrevista, o CEO compartilhou experiências valiosas de sua carreira profissional e explicou como a QualiSaúde, que atua no mercado de saúde suplementar há oito anos e é referência no Espírito Santo, tem se estruturado para a atuação nacional após a expansão para 18 estados brasileiros.

Quais são as práticas de liderança que você considera essenciais para inspirar e engajar sua equipe no dia a dia?

É fundamental liderar pelo exemplo. Não adianta você exigir uma coisa do teu time, e fazer diferente. Segundo, eu acredito profundamente no poder de delegar com confiança: cada pessoa está aqui para acertar e crescer, e quando ocorrem erros, é papel do líder apoiar e orientar, não punir. Errar é parte do processo de aprendizagem e inovação; acolher isso fortalece o engajamento. Se alguém falha intencionalmente, aí sim é um caso de alinhamento de valores, mas isso é exceção. O time precisa sentir que tem respaldo para ousar e buscar o melhor.

Quais foram os 3 momentos mais cruciais e determinantes da sua vida pessoal e 3 da vida profissional que fizeram você chegar onde está hoje?

Trajetória e Decisões Marcantes

No âmbito pessoal, três decisões mudaram minha trajetória: aceitar o desafio de mudar de cidade quando fui convidado pela Seguros Unimed para me transferir para Vitória, o que me tirou da zona de conforto; o casamento, que acelerou meu crescimento pessoal e profissional ao trazer equilíbrio e parceria; e, claro, a paternidade, experiência transformadora na vida de qualquer ser humano.

Já no campo profissional, sempre encarei desafios com disposição e a mentalidade de que conseguiria superá-los — sejam aberturas de filiais, novos cargos ou mudanças de mercado. Ouvir é outra força: tanto novatos quanto veteranos têm ensinamentos valiosos. Por fim, a paixão pelo segmento onde atuo me move diariamente; amo o que faço e acredito no valor do nosso trabalho para a sociedade.

Quais foram os maiores desafios que você enfrentou na gestão da Qualisaúde e como eles contribuíram para seu crescimento pessoal e profissional?

O grande desafio na Qualisaúde — e acredito que em muitas empresas — é a conciliação entre carreira e família. Viajar semanalmente e deixar a família exige resiliência. É algo que poucos falam, mas pesa muito: abrir mão da convivência diária com os filhos é um custo pessoal alto. No entanto, esse desafio também forjou em mim disciplina, foco e mais gratidão pelos momentos em família, além de ampliar minha empatia como líder para quem vive dilemas semelhantes. Esse é o meu maior desafio.

Olhando para os próximos anos, como você enxerga o futuro da empresa? O que o mercado já tem exigido e deve ganhar ainda mais força nessa próxima década?

Nós estamos pensando para os cinco anos da empresa. Ano passado nós fizemos o planejamento estratégico, então, já estamos há um ano em execução. Se a gente cumprir com todas as premissas, buscamos estar presentes em todos os estados e atingir a marca de 300 mil vidas atendidas nos próximos anos. Estratégia clara, execução disciplinada e atenção às novas demandas do setor serão essenciais. O mercado exige adaptação constante, integridade e entrega real de valor — esses pilares tendem a ganhar ainda mais força na próxima década. E, claro, tecnologia e inovação para aperfeiçoar a prestação de serviços e o atendimento às vidas assistidas.

Hobbies e desempenho do CEO

Quais hobbies ou atividades você pratica para recarregar as energias e como eles impactam seu desempenho como CEO?

É o kart. Eu malho todo dia, eu vou à academia todo dia, mas o que me faz deixar com a cabeça limpa é o kart. Eu corro de kart já há três anos e pouco. É no kart que realmente desligo e recarrego as energias. Já conquistei o título capixaba. O kart me permite competir, desestressar e, o mais importante, compartilhar momentos com meu filho Dudu. Não é só um esporte, mas também uma forma de fortalecer laços, renovar o entusiasmo e manter a mente afiada, características fundamentais para meu desempenho como CEO.

Saiba Mais

QualiSaúde é uma administradora de benefícios 100% capixaba que atua como intermediária na contratação e gestão de planos de saúde, tanto por adesão quanto empresariais, sob supervisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Atualmente, a QualiSaúde está presente em 18 estados brasileiros e oferece serviços como emissão de boletos, negociação de reajustes e suporte técnico, facilitando a gestão administrativa dos planos para seus clientes. A empresa se destaca pela agilidade, tecnologia e preços acessíveis, proporcionando uma gestão eficiente e suporte completo aos beneficiários. Em 2024, a QualiSaúde registrou um crescimento de 200% no número de vidas atendidas e investiu fortemente em equipe e inovação para ampliar ainda mais sua atuação.

Alice Sarcinelli

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação