Foto: Instagram/ @mattyperry4

Astro do seriado Friends, o ator Matthew Perry, de 54 anos, estava sob efeito de cetamina quando se afogou acidentalmente na jacuzzi de sua casa, em Los Angeles, Estados Unidos, no fim de outubro.

O laudo da morte foi divulgado e revela que o ator morreu por consequência dos efeitos agudos do anestésico, que causa alucinações, seguido por afogamento.

A morte foi considerada “acidental”, concluíram as autoridades em nota divulgada pelo Departamento de Medicina Legal do condado de Los Angeles.

“Entre os fatores que contribuíram para a morte do senhor Perry figuram o afogamento, a doença arterial coronária e os efeitos da buprenorfina (utilizada para tratar o transtorno por consumo de opiáceos)”, acrescenta a nota.

O exame toxicológico não registrou traços de álcool, metanfetamina, cocaína, heroína nem fentanil.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Matthew Perry, famoso por interpretar o personagem Chandler em Friends, esteve no auge da carreira entre 1990 e 2000. Ele vinha lutando contra o vício em drogas, como álcool e opioides.

Agência Antidrogas alerta que cetamina pode levar à “estado de sedação”

A Agência Antidrogas dos EUA (DEA) afirma que a cetamina pode induzir um estado de sedação (sensação de calma e relaxamento), imobilidade, alívio da dor e amnésia (sem memória de eventos enquanto estiver sob a influência da droga) e seu uso abusivo causa efeitos alucinógenos.

A cetamina (ou quetamina) tem versões para humanos e animais, sendo o uso veterinário o mais comum. Normalmente, o líquido é transformado em pó, por meio de aquecimento, e inalado, mas, segundo a DEA, também existem outras formas de consumo (misturado com líquidos, injetado ou fumado).

LEIA TAMBÉM: Origraffes: campeonato de skate, MCs e muito graffiti neste domingo na Serra

Até mesmo em pequenas quantidades, a droga distorce a percepção da pessoa sobre sons e elementos visuais, deixando-a “desconectada e sem controle”, diz a agência americana.

Os efeitos colaterais indesejados incluem agitação, depressão, dificuldades cognitivas, inconsciência e amnésia, além de náusea.

O uso excessivo da droga pode também causar a morte por broncoaspiração, quando o indivíduo vomita enquanto dorme. Podendo também causar uma parada respiratória, devido ao efeito sedativo.

Por suas propriedades, a quetamina também é comumente usada por criminosos no golpe “Boa noite, Cinderela”.

LEIA TAMBÉM: Sem trabalho: saiba onde encomendar pratos para ceia de Natal na Grande Vitória

*Com informações do R7

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.