Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

O “morango do amor” viralizou nas redes como uma sobremesa deliciosa e tentadora. Mas será que a gente tem se lembrado de colocar doçura também na forma como falamos com o outro?

Como nos expressamos, com o outro pode ser decisivo nos laços e interações afetivas, familiares, sociais e, até mesmo, profissionais. Uma voz suave, com entonação gentil e acolhedora, pode ser tão marcante quanto um gesto de afeto.

A forma como usamos a nossa voz reflete nossas intenções, nosso estado emocional e até mesmo o nosso cuidado com o outro.

O que é a voz doce

Uma voz doce é marcada por um tom mais grave, numa velocidade de fala diminuída e com os sons articulados corretamente, com boa coordenação entre respiração e emissão vocal, além de baixa ocorrência de sinais de abuso vocal.

O uso eficiente dos subsistemas respiratório, fonatório e ressonantal, resultando numa emissão fluida e sem hiperfunção caracterizam também uma voz suave e doce. Do ponto de vista perceptivo, essa voz é geralmente descrita como agradável, calma, tranquila e acolhedora, favorecendo a escuta, a interação social positiva e produzindo no outro a sensação de acolhimento e equilíbrio.

Embora subjetiva, essa percepção é sustentada por aspectos como melodia variada, ritmo pausado, articulação precisa e ausência de marcadores vocais de agressividade.

A voz doce não tem a ver apenas com o timbre ou qualidade da voz, mas também com a forma como ajustamos a intensidade (volume), a melodia e a articulação das palavras. Uma fala apressada, ríspida ou monótona pode causar ruídos na comunicação. Já a suavidade vocal pode criar empatia e conexão.

O impacto do morango do amor na sua voz

Se por um lado o “morango do amor” é uma delícia, por outro, pode ter relação com alterações na sua voz. O alimento, que mistura morango com um generoso creme açucarado e cobertura com mais açúcar e crocância, nos leva a um ponto importante: o que comemos influencia diretamente nossa voz.

Alimentos ricos em gordura e açúcar, como doces, frituras e condimentos, aumentam o risco de refluxo gastroesofágico quando o conteúdo ácido do estômago retorna ao esôfago e pode atingir a laringe, de onde é produzida voz.

O que é refluxo laringofaríngeo

O refluxo laringofaríngeo, mais especificamente, é um vilão silencioso da voz. Pode causar irritação nas pregas vocais, rouquidão, edema, pigarro constante e sensação de “bolo” e “corpo estranho” na garganta. Muitas vezes, profissionais da voz como professores, palestrantes ou cantores, atores e telejornalistas podem ter padrões vocais alterados decorrentes da alimentação inadequada.

Por isso, se o “morango do amor” é um doce delicioso que remete cuidado e gentileza, que ele inspire também escolhas mais saudáveis para a voz. Coma o morango do amor sem exageros. Se for profissional da voz, evite alimentos que prejudiquem sua voz, especialmente antes do uso intensivo.

LEIA TAMBÉM | 5 atitudes simples que ajudam seu cérebro a funcionar melhor

Trocar a doçura exagerada do açúcar refinado por palavras mais doces no dia a dia pode ser uma boa estratégia para você ser um excelente comunicador.

Cuide da sua alimentação, cuide da sua saúde, cuide da sua voz!

Dra Carolina Anhoque

Colunista

Fonoaudióloga, Especialista em Voz, Mestre em ciências fisiológicas, Doutora em Neurociências, Professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Coordenadora do Núcleo de Voz do ES (VozES). @carol_anhoque

Fonoaudióloga, Especialista em Voz, Mestre em ciências fisiológicas, Doutora em Neurociências, Professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Coordenadora do Núcleo de Voz do ES (VozES). @carol_anhoque