Saúde

Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias bariátricas no mundo

Quase 20% da população brasileira é obesa, a doença é um grave problema de saúde pública

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: release

A obesidade é um problema grave de saúde pública no Brasil. Prova disso são as últimas pesquisas, que revelaram que 19% da população brasileira é obesa. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o Brasil é o segundo colocado no ranking mundial para esse tipo de cirurgia. 

Especialista no assunto, Raphael Eler explica que a conhecida cirurgia de redução de estômago é considerada a melhor alternativa para o tratamento da obesidade quando outras opções já foram aplicadas e não resultaram em êxito, como a prática de atividade física e alimentação saudável, por pelo menos dois anos. “Esse paciente precisa ter IMC maior que 40 ou com a presença de doenças relacionadas que oferecem sério risco à saúde, como diabetes, pressão alta, gordura no fígado e colesterol alto”, explicou.

Estima-se que o número de cirurgias bariátricas realizadas no país aumentou 47% no último ano. “Esse dado é reflexo de um aumento considerável no número de obesos e o maior acesso a informação, que contribui para esclarecer as dúvidas de muitos pacientes que se sentiam inseguros com a cirurgia”, acrescentou.  

Pontos moeda