Saúde

Calor pode ser muito prejudicial para gestantes durante o verão

Cansaço, que já é um sintoma comum na gravidez, se intensifica em dias mais quentes

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Exposição ao sol também deve ser evitada. 

Apesar de ser um processo natural do corpo feminino, a gestação requer alguns cuidados por parte das mulheres. O verão exige ainda mais cautela, principalmente por conta do calor. A ginecologista e obstetra, Aline Forattini explica que o cansaço típico da gravidez fica ainda mais frequente durante os dias mais quentes. Já a pressão arterial tende a cair, o que pode provocar tonturas e até desmaios. 

"Nesse período, a hidratação é fundamental. O consumo de água ajuda a evitar o mal estar, e reduz o inchaço que pode surgir nas pernas e nos pés", destacou a ginecologista. 

A alimentação, que deve ser saudável durante toda a gestação, precisa ser ainda mais leve e balanceada durante o verão. "A gestante deve optar por frutas, legumes, vegetais e carnes magras", acrescentou.

Ingestão de água durante o dia

É recomendando que a pessoa ande sempre com uma garrafinha de água e a mantenha abastecida, assim facilita lembrar que precisa beber água ao longo do dia.

- Água deve ser ingerida até 20 minutos antes das refeições;

- Após as refeições leves pode-se tomar água com intervalo de 40 a 60 minutos;

- Após almoço ou jantar é recomendado aguardar de 60 a 120 minutos;

- O tempo de espera após a refeição varia quando ingerimos alimentos mais leves como peixes e frutas ou mais pesados como carnes vermelhas, laticínios e gorduras;

- Vale lembrar que a água também pode ser consumida através de sucos, água de coco, chás, sopas e leite.

Pontos moeda