Saúde

Clínica oferece tratamento de alto custo de graça em Cachoeiro

O local oferece atendimentos fisioterápicos e em ortopedia, mas, também, em psicologia e assistência social

Foto: Divulgação

Tratamentos de fisioterapia que costumam ter alto custo para pacientes, como hidroterapia e RPG (reeducação postural global), são realizados gratuitamente em Cachoeiro, no Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf).

A clínica localizada no bairro Marbrasa oferece atendimentos fisioterápicos e em ortopedia, mas, também, em psicologia e assistência social. A equipe trata disfunções neurológicas (como Mal de Alzheimer e de Parkinson), doenças respiratórias, traumato-ortopédicas e osteomusculares. Pacientes tetraplégicos e amputados também são atendidos.

Para a hidroterapia, o Cemurf dispõe de uma piscina coberta e com água aquecida. A atividade terapêutica consiste na realização de exercícios para acelerar a recuperação de pacientes (principalmente idosos) com artrite, artrose ou reumatismo, problemas ortopédicos, respiratórios, entre outros.

Assistência integral ao paciente

Após sofrer um acidente de motocicleta, há cinco meses, Elimar Pereira Simões, de 30 anos, iniciou a reabilitação na clínica e disse estar muito satisfeito com a atenção e a estrutura do local.

"Além de serem profissionais muito bons, é uma equipe muito atenciosa. Faço semanalmente as sessões de fisioterapia e, em breve, começarei também a hidroterapia. Como tive uma fratura exposta na perna, não posso me locomover, fiquei um pouco depressivo e a médica me indicou o atendimento também com um dos psicólogos. Estou melhor e progredindo. Sem o Cemurf eu não teria como pagar um tratamento deste", comenta.

A coordenadora do Cemurf, Bianca Monteiro, explica que, para ser atendido na clínica, o paciente deve ser encaminhado por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Na unidade, ele passa por uma avaliação antes de iniciar o tratamento necessário.

“Mesmo com o grande volume de atendimentos que realizamos, os serviços da clínica ainda são pouco conhecidos pela população. Oferecemos uma estrutura ampla e excelentes profissionais nas respectivas áreas de atendimento, para todas as idades”, frisa.

Localizado na rua João Bosco Fiório, no Marbrasa, o Cemurf funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. Mais informações, pelo telefone 3521-2071.

Pontos moeda