Saúde

Levantar a cada 30 minutos pode reduzir risco de morte precoce, segundo estudo

Um em cada quatro adultos passam mais de oito horas por dia sentados

Foto: Thinkstock

Segundo o estudo americano, movimentar-se a cada meia hora, mesmo que brevemente, pode reduzir os danos do sedentarismo. Na pesquisa, quem tinha esse comportamento apresentou menor risco de morte precoce, independente do tempo total que passava sentado ao longo do dia.

Para quem passa muitas horas do dia sentado no trabalho, levantar-se a cada 30 minutos, mesmo que seja para beber água, é um hábito simples e fácil de ser inserido na rotina, sem contar que pode ajudar a ser mais saudável.

O movimento de baixa intensidade, como caminhar, leva a uma queda de 17%, enquanto a atividade moderada a vigorosa, como as aulas de spinning, é duas vezes mais efetiva, com 35%.

Explosões de atividade de apenas um minuto ou dois oferecem benefício, de acordo com uma equipe do Centro Médico Irving da Universidade de Columbia, em Nova York.

O professor assistente de medicina comportamental, Keith Diaz, acredita que qualquer atividade física é benéfica: “Nossas descobertas enfatizam uma importante mensagem de saúde pública de que a atividade física de qualquer intensidade e qualquer período de tempo proporciona benefícios para a saúde”.

Irving acrescentou que havia "maior benefício incorrido com atividades mais intensas. "Cerca de um em cada quatro adultos passa mais de oito horas por dia sentado. Se você tem um emprego ou estilo de vida que envolve muita sessão, você pode diminuir seu risco de morte prematura, movendo-se com mais frequência, pelo tempo que quiser e conforme sua capacidade permitir."

Com informações do jornal britânico The Sun!

Pontos moeda