Saúde

Mais Médicos: Profissionais selecionados devem ser apresentar até o dia 10

Mais de 1.700 profissionais com registro no país escolheram municípios atendidos pelo Programa Mais Médicos

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Próxima chamada será para brasileiros formados no exterior.

Profissionais com registro no Brasil e selecionados na segunda chamada do Programa Mais Médicos devem se apresentar aos municípios a partir desta segunda-feira (7). Segundo o Ministério da Saúde, o prazo termina nesta quinta (10).

Os médicos assumem o cargo nos locais onde escolheram atuar. Caso haja desistência, os municípios são responsáveis por comunicar ao governo federal. As vagas dos profissionais que desistirem serão colocadas novamente no edital do Programa Mais Médicos.

Em novembro, o Ministério da Saúde lançou editais para a substituição de mais de oito mil médicos cubanos que atuavam em quase três mil municípios e em mais de 30 distritos indígenas. Em um primeiro momento, concorreram apenas médicos com registros no país, mas um novo edital, em andamento, seleciona profissionais formados em outros países.

Ao assumir a pasta, o novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que pretende revisar o Mais Médicos e rebateu a afirmação de que faltam profissionais no Brasil. Segundo ele, o país conta com cerca de 320 faculdades de medicina e 26 mil médicos graduados em 2018.

Pontos moeda