• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Nutricionista aponta quais são os primeiros passos para ter uma vida fitness em 2020

Saúde

Nutricionista aponta quais são os primeiros passos para ter uma vida fitness em 2020

Especialista revela que muitas vezes não alcançamos nossos objetivos por estarmos presos a velhas desculpas

Foto: Divulgação

Provavelmente os primeiros passos rumo a uma vida mais saudável sejam os mais difíceis. No entanto, continuar motivado para alcançar metas no fitness, atingir o físico sonhado e após chegar ao objetivo continuar firme pode ser desafiador.

Ano novo é a época de fazer resoluções e promessas para começar diferente e realizar metas. Mas, quais seriam os primeiros passos para isto?

O nutricionista e preparador físico Dr. Leone Gonçalves revela que muitas vezes não alcançamos nossos objetivos por estarmos presos a velhas desculpas: “o ano muda e seguimos inventando as mesmas desculpas, dizendo para nós mesmos que começamos amanhã ou estamos sem tempo para ir à academia ou ter uma alimentação melhor e mais saudável. São desculpas comuns para não fazer as coisas que exigem esforço e que impedem de alcançar resultados satisfatório”, pondera.

O Dr. Leone Goncalves preparou uma lista de 7 passos simples para ter uma vida fitness em 2020 e alcançar a realização de suas metas e planos para o seu corpo e sua alimentação. 

1- Tenha um plano

É preciso saber aonde você quer chegar e ter um mapa para alcançar aquele objetivo. Procure um nutricionista e um preparador físico que vai te ajudar a definir um plano que ajude você a alcançar a tua meta, respeitando a sua individualidade biológica.

2- Seja consistente

Após definir um plano, é preciso ser consistente. Às vezes uma situação complicada ou um imprevisto, por exemplo, pode desmotivar você e levar a parar um programa em direção a uma vida mais saudável por um determinado tempo. Mas o importante é não desistir do programa e sim, mantê-lo.

A motivação precisa ser além de conquistar o corpo dos sonhos. Há casos em que você cansa do que planejou e seu desempenho diminui. Você pode também, sentir saudade do estilo de vida que levava antes de iniciar o programa. Na verdade, podem ocorrer muitas outras situações que façam você desistir, mas se você não acreditar que pode atingir a sua meta e se não for persistente, a chance de fracassar será muito maior, infelizmente.

3- Tenha metas e prazos realistas

Estabeleça metas claras e realistas e acompanhe de perto os seus progressos. É importante manter um registro diário de treinamento e anotar como se sentiu depois de realizar exercícios. Seja firme mas também paciente com você mesmo. Leve a sério os seus objetivos, mas sem paranóias.

Se você perdeu um dia de treinamento em um mês, tudo bem, mas se tem faltado a uma ou duas sessões por semana, reavalie as suas metas a curto e longo prazo e reprograme-se.

4- Conheça o seu corpo

O nosso corpo é uma máquina muito eficiente e inteligente. Por esse motivo, ele sempre vai se adaptar para executar as tarefas que lhe são exigidas empregando o mínimo de esforço possível, para economizar energia. Logo, se você todos os dias fizer exatamente a mesma corrida, o mesmo trajeto, com a mesma passada, seu corpo irá diminuir gradativamente o esforço, até você chegar num ponto a partir do qual, se continuar a correr do mesmo jeito, seu condicionamento físico ficará estacionado, o chamado efeito platô.

É importante conhecer o seu próprio corpo, assim como os limites que ele tem, para sempre ter o máximo de aproveitamento em tudo.

5- Fuja da zona de conforto

Para alcançar nossas metas é preciso evitar a chamada "zona de conforto”, buscar variar os exercícios e periodicamente apresentar novos estímulos ao corpo. Se optar pela corrida, procure realizar trajetos diferentes, corra na areia, no asfalto, na grama, na esteira, sempre buscando varie o treino.

6- Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo

Trace objetivos a curto, médio e longo prazo. Os de curto prazo são as atividades que você irá fazer e todo o programa de exercícios e dieta e dias semanais de treino. Os de longo prazo são tudo aquilo que você deseja alcançar: um corpo saudável e um físico estético.

Tente seguir a risca o seu plano. Nenhum programa traz resultados imediatos. Tenha paciência, pois cada organismo tem um tempo de resposta à dieta e aos exercícios. As suas metas em curto prazo o manterão motivados, então seja persistente com elas.

Você pode conquistar todos os seus objetivos se realmente conseguir se dedicar de forma planejada. É muito importante procurar a ajuda de bons profissionais, mas atingir o sucesso depende muito de você mesmo e da sua resolução em vencer.

7- Faça avaliações físicas periódicas

Antes de pegar firme nos exercícios, seja em casa ou na academia, você precisa fazer uma avaliação física que te ajude a saber o seu nível de condicionamento e quais serão as atividades mais adequadas ao seu condicionamento atual.

Assim ficará mais fácil traçar um plano eficaz e seguro de atividades que te levem a alcançar os seus objetivos.