Saúde

Com baixo estoque, banco de leite do Himaba faz apelo para receber doações

O estoque do banco está com 60 litros abaixo da média necessária para atendimento semanal dos bebês internados

Foto: Divulgação/ Sesa

Os estoques do Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, estão baixos. Em média, são necessários 70 litros de leite por semana para atender as crianças da unidade. Entretanto, recentemente, o estoque não tem passado dos 10 litros por semana. 

Para conseguir manter o atendimento das demandas dos bebês prematuros ou de baixo peso, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), o hospital faz um apelo para que as mulheres que estejam amamentando façam doações. 

De acordo com a responsável técnica pelo Banco de Leite do Himaba, Angélica Carvalho, as festas de final de ano, o período de férias e a pandemia do novo coronavírus podem ser alguns fatores que colaboram com a diminuição na doação do leite materno. 

"As nossas doações caíram muito. Várias doadoras não estão conseguindo ajudar mais e não entraram novas doadoras. Tradicionalmente, esse período de festas e férias costuma ter uma baixa nas doações e agora juntou ainda com a pandemia", disse. 

Carvalho explica que toda mulher que amamenta e está saudável pode ser doadora. Ela lembra ainda que, por conta da pandemia, a unidade adotou medidas de segurança. 

“Para as mães que estão em casa, saudáveis e que percebem que têm excesso de leite, se puderem doar, queremos que saibam que é seguro. Tomamos todas as precauções para proteger a saúde da doadora e sua família. Aguardamos o telefonema daquelas que puderem ajudar”, destacou. 

Como doar?

Desde o início da pandemia, o atendimento externo é realizado das 8h às 15 horas. Para doar, basta a mãe estar em fase de amamentação, o bebê em aleitamento exclusivo, e entrar em contato pelo telefone (27) 3636-3151. A equipe do Banco de Leite Humano do Himaba dará todas as orientações sobre os procedimentos para a coleta e armazenamento do leite. O Himaba se disponibiliza a recolher o leite doado na residência da lactante uma vez por semana, em dia e horário agendados.

É importante salientar que as mães doadoras não podem ser portadoras da covid-19 ou terem contato com o vírus. Antes do processo de extração do leite, a higienização deve ser garantia para que não haja contaminação do leite doado. 


Pontos moeda