Saúde

Cartório ou online: veja como tirar o CPF das crianças para vacinar contra covid

Vacinação já começou no Espírito Santo. Um dos documentos exigidos para a imunização é o CPF da criança

Foto: Claudio Postay

A vacinação em crianças já começou no Espírito Santo. Um dos documentos exigidos para aplicação da dose é o Cadastro de Pessoa Física, o CPF. Caso a criança não tenha nenhum o documento, os pais ou responsáveis podem solicitar o CPF nos Cartórios de Registros Civis ou no site da Receita Federal. Para fazer o documento,  é cobrada uma taxa de R$ 7,00. 

Veja quas são os documentos necessários para fazer o CPF

Certidão de Nascimento original da criança;
Documento original de identificação do responsável (pai ou mãe). Pode ser o RG ou CPF;
Comprovante de endereço original do responsável;
Comparecimento do pai ou mãe para fazer a requisição;

Como solicitar o CPF das crianças pela internet?

O procedimento pela internet é simples de ser realizado.  Basta enviar um e-mail para a Receita Federal e a emissão do documento é feita.  Confira o passo a passo:

PRIMEIRA ETAPA

Foto: Reprodução / Receita Federal

No site da Receita Federal, o responsável irá encontrar o endereço eletrônico de cada região. Quem mora no Espírito Santo deve enviar os documentos exigidos para emissão do CPF para o e-mail: [email protected] 

SEGUNDA ETAPA

Foto: Reprodução/Gmail

Na hora de escrever o e-mail é preciso ficar atento. No local onde está escrito PARA, coloque o endereço eletrônico encontrado no site da Receita Federal.

Na área onde está escrito ASSUNTO, ´preencha a seguinte frase: EMISSÃO DE CPF. 

TERCEIRA ETAPA

Foto: Reprodução/Gmail

No CORPO DO E-MAIL, coloque o endereço onde o solicitante mora. Depois disso, é preciso que os documentos sejam anexados. O ideal é que já estejam salvos no computador ou no celular. Veja quais documentos devem ser anexados:

Cópia do RG e do CPF dos pais ou responsáveis pela criança;
Cópia do RG ou Certidão de Nascimento da criança;
Foto de rosto e uma selfie do responsável segurando o documento de identidade. É necessário foto frente e verso. A foto e numeração devem estar legíveis;

Após anexar os documentos, confira se as informações estão corretas, envie o e-mail e aguarde. De acordo com Receita Federal do Espírito Santo, a resposta para solicitação tem prazo de 5 a 7 dias úteis.

Pontos moeda