Geral

Primeiro lote: ES vai receber 24 mil doses de vacina da covid-19 para crianças nesta sexta-feira

O lote, segundo o secretário de Saúde do Estado, será destinado às crianças indígenas, com comorbidades e com 11 anos

Foto: Alexandre Souza / Folha Vitória

O primeiro lote das vacinas contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos deve chegar ao Espírito Santo na madrugada desta sexta-feira (13). Segundo o secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, são 24 mil doses para iniciar a vacinação deste grupo. 

"Esta noite, chegarão ao Espírito Santo 24 mil doses de vacinas da Pfizer para idades pediátricas. Serão suficientes para vacinar as crianças indígenas, com comorbidades e iniciar a vacinação das crianças com 11 anos", explicou.

O secretário destacou que as vacinas são seguras e fundamentais para proteger as crianças contra o coronavírus. 

"As vacinas da Pfizer são seguras e eficazes, passaram pelos testes um, dois e três. Não é uma vacina experimental. Foi autorizada pela Anvisa, comprada pelo Governo Federal, distribuída pelo Plano Nacional de Imunização e Enfrentamento a Covid-19 e, neste momento, chegam ao Espírito Santo para vacinar os nossos filhos", disse.

De acordo com Nésio, as doses do imunizante serão distribuídas nesta sexta-feira (13) para que a vacinação possa ser iniciada já neste fim de semana.

Vitória, Cariacica e Vila Velha vão abrir agendamento online

As prefeituras de Vitória, Cariacica e de Vila Velha já se preparam para abrir o agendamento online para a vacinação das crianças.

VITÓRIA

A prefeitura da Capital informou que está preparada para realizar a vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos imediatamente após o recebimento das doses, e que vai abrir agendamento online para a imunização desse grupo.

O planejamento da vacinação depende do quantitativo de doses que o município irá receber. Até o momento, não há essa informação.

A Secretaria de Saúde de Vitória informou que aguarda a publicação da resolução do Estado com as orientações sobre a vacinação nesse público.

Para a vacinação, os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação e Cartão SUS ou CPF da criança. Quem testou positivo para covid-19 deve aguardar 30 dias para receber a dose da vacina e, caso tenha sintomas gripais, deve aguardar o fim dos sintomas para se imunizar.

CARIACICA

Para vacinar as crianças, a prefeitura de Cariacica informou que, assim que receber as doses destinadas às crianças, iniciará a aplicação, que será feita mediante agendamento.

VILA VELHA

A prefeitura de Vila Velha disse que está aguardando o repasse das vacinas para iniciar as imunizações. O município vai realizar o agendamento online para as crianças, mas ainda não sabe o número de doses que receberá do Estado. 

Os pais ou responsáveis deverão levar os cartões de vacina das crianças, porque o intervalo de qualquer vacina de rotina tem que obedecer 15 dias para vacinação contra covid-19.


Pontos moeda