Saúde

Marcas do alcoolismo: famílias são destruídas por causa da bebida

Entre 2019 e 2020, as mortes relacionadas ao uso abusivo de álcool, como por cirrose, doenças cardíacas e acidentes de trânsito, aumentaram 24% no Brasil


Foto: Divulgação

Dados divulgados nesta semana pelo relatório “Panorama 2022: o álcool e a saúde dos brasileiros”, do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, apontaram que, entre 2019 e 2020, as mortes relacionadas ao uso abusivo de álcool aumentaram 24%. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Dentre as principais causas das mortes estão cirrose, doenças cardíacas e acidentes de trânsito. Para além dos prejuízos individuais, o alcoolismo impacta diretamente à vida de toda a família dos dependentes alcóolicos.

De acordo com a psicóloga Letícia Santana, em entrevista ao programa Fala ES, da TV Vitória/Record TV, o álcool interfere na forma de agir do indivíduo e traz malefícios a todos os âmbitos da vida.

”O álcool afeta o sistema nervoso central do cérebro, ou seja, a parte responsável pelas ações e controle dos impulsos. Sem freio e sem percepção do que é certo e errado, as atitudes impensadas refletem negativamente no âmbito emocional, social e econômico não só da pessoa mas de toda a família, que, na maioria dos casos, não sabe como ajudar”, afirmou a psicóloga.

A pesquisa mostrou também que, entre os adolescentes que admitiram já terem tido contato com bebidas alcoólicas, 47% relataram que já ficaram bêbados.

Ainda segundo a psicóloga, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o primeiro contato com bebidas alcoólicas aconteça a partir dos 18 anos de idade, pois quanto mais cedo, mais difícil é se livrar do vício na fase adulta.

A cuidadora de idosos Marcela Oliveira disse que orienta seus 4 filhos sobre a facilidade do acesso às bebidas alcoólicas na maioria das festas e eventos públicos e sobre as consequências a médio e longo prazo do consumo dessas bebidas.

"Sempre reforço que tudo na vida tem um preço e gosto de alertar sobre os frutos que podem ser colhidos em decorrência do uso exagerado de bebidas alcoólicas. E acho que toda família deve fazer esse alerta aos seus filhos ainda na adolescência", reforçou a cuidadora de idosos.

Comportamento abusivo do companheiro

Dona Carmelita foi casada durante 25 anos com uma pessoa dependente do álcool e, durante todo o relacionamento, sofreu com o comportamento abusivo do companheiro. 

“Ele morreu aos 45 anos, vítima de uma cirrose hepática, consequência do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Em todos os anos de convivência, tive a minha vida limitada por ele. Não só a minha vida, mas a de toda a minha família era colocada em risco todas as vezes que meu marido chegava em casa totalmente desequilibrado”, desabafou a dona de casa.

Via ligação telefônica à jornalista Ana Carolina Monteiro, um alcoólico, que preferiu não se identificar, contou como teve a sua vida ameaçada pelo uso do álcool. 

"Por diversas vezes coloquei a minha vida em risco e também a vida dos meus familiares. Por exemplo, quando me envolvia em casos de violência doméstica e urbana e, também, quando eu gastava até mesmo o que eu não tinha. Chegou um momento que minha família precisou se afastar de mim, pois eles poderiam morrer juntamente comigo", confessou ele.

O alcoólico e atual membro de uma comunidade de alcoólicos anônimos também aconselhou os jovens a não experimentarem nenhum tipo de bebida. "Jovens, evitem a primeira dose. Não experimentem! Pois a mesma sociedade que incentiva consumo de bebidas, posteriormente, irá te descriminar", aconselhou ele.

Tratamento ajuda a superar a abstinência

O médico psiquiatra Valdir Campos destaca a importância de encarar o alcoolismo como uma doença crônica para que dessa forma possa ser feito o tratamento correto.

“O tratamento do alcoolismo é feito através do uso de remédios com o objetivo de tratar a abstinência que surge devido a dependência e após a interrupção do uso das bebidas. Além disso, existem grupos que oferecem apoio ao indivíduo para que haja estruturação e desenvolvimento de estratégias para incentivar e acelerar a recuperação”, reforçou o médico.

Na Grande Vitória existem cerca de 40 grupos de alcoólicos anônimos e há uma linha de ajuda que funciona 24 horas por dia através do telefone 27 9.9993-3395.

Caso precise, procure ajuda.

**Texto da estagiária Nayra Loureiro, com a supervisão da editora Erika Santos


Pontos moeda