Saúde

VÍDEO | Mistura no liquidificador que promete emagrecer pode matar?

Vídeo, que é sucesso na internet com os mais diversos comentários, ensina receita que promete “eliminar 20kg de fezes em uma hora”

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Youtube

Você certamente já ouviu falar do vídeo em que uma senhora ensina uma receita que promete “secar o estômago”, a partir de uma mistura batida no liquidificador. Apesar do registro do canal “Delícias da Ivonete” ter sido gravado em 2020, volta e meia o conteúdo bomba novamente nas redes sociais.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A mistura promete “eliminar 20kg de fezes em uma hora” e movimenta a internet com os mais diversos comentários. A grande questão é: ele funciona sem comprometer a saúde?

Para responder ao questionamento, o Folha Vitória consultou nutricionistas que tiveram acesso ao vídeo e aos comentários, que também renderam, em geral, diversas curtidas no YouTube.

Para a especialista Letícia Ferrari Martinelli, a mistura apresentada no vídeo conta com uma quantidade excessiva de ameixas, por exemplo, sendo muito laxativa, o que acaba trazendo consequências.

“Essa mistura tem 15 ameixas secas, uma quantidade muito grande, com muita fibra. As uvas-passas acredito que sejam mais para adoçar. E o chá de sene é laxativo. Com certeza vai fazer evacuar. Se é saudável: o ideal é ver com um profissional da saúde, por exemplo o nutricionista, para avaliar se o paciente está em condições de fazer este uso”, afirmou.

Segundo Martinelli, se o indivíduo for diabético, por exemplo, não deverá tomar o shake, porque contém muito carboidrato e pode aumentar a glicemia. “Também cabe perguntar qual a dosagem do sene e por quanto tempo o paciente pode tomar. Dependendo da quantidade, pode dar muitas cólicas, diarreia e muitos gases com bastante odor. Muita fibra pode acabar mexendo na microbiota intestinal e acabar desregulando”, sustentou a especialista.

De acordo com a nutricionista Adriana Berlinck, a mistura de fato pode cumprir o que promete, no entanto, a divulgação dela é preocupante. 

“Quando a pessoa tem problemas de constipação intestinal, é preciso analisar seus hábitos alimentares e se o consumo de água está adequado. Quando é um fato isolado, o uso de laxantes pode ser prescrito por um médico”, disse.

Sobre a mistura com efeito laxante

Para Berlinck, tanto a uva-passa quanto a ameixa seca, ingredientes da mistura, são frutas ricas em fibras e com efeito laxativo e que podem ser utilizadas todos os dias.

Já o sene é uma erva com efeito laxativo e purgante, normalmente consumida em chá. Usá-lo de forma recorrente, como divulgado no vídeo, pode deixar o intestino ainda mais preguiçoso, dependente da atuação da planta.

“Seu uso é normalmente feito como chá e é preciso ter muito cuidado. Não deve ser utilizado por mais de sete dias consecutivos e só deve ser usado por indicação de médico ou fitoterapeuta. Se a constipação ultrapassar uma semana, é preciso procurar um gastroenterologista e um nutricionista”, esclareceu.

Quando usado por mais de sete dias, a nutricionista explica que a mistura pode causar cólicas, empachamento (o nome dado à barriga estufada, com gases), vômitos, hipocalemia (baixa quantidade de potássio no sangue), hipocalcemia (ou seja, também desregula a quantidade de cálcio).

Além de tudo, o uso contínuo da mistura pode sobrecarregar os rins, atrapalhar a absorção intestinal de vitaminas e minerais, baixar a imunidade, reduzir a quantidade de hemoglobina no exame de sangue, que é responsável por transportar oxigênio, e pode até mesmo atrapalhar no fluxo menstrual.

Letícia Ferrari Martinelli concorda. Para a especialista, não há uma relação direta entre ingerir a mistura e morrer, mas isso depende muito de quem toma. "Se a pessoa tem vários problemas de saúde, se tem muita diarreia, pode acabar tendo hipocalemia (baixa de potássio), baixa de hemoglobina, o que pode causar anemia".

“A baixa de potássio pode alterar a frequência cardíaca. Então tem que ter cuidado sim, mas não significa que vai morrer. Mas a depender de quem fizer, pode ir parar no hospital. É importante lembrar que se abaixa o nível de potássio e de hemoglobina, com a pessoa desidratada, ela ficará fraca, indisposta mental e fisicamente”, ressaltou.

Perder peso na balança não é o mesmo que emagrecer

Para a nutricionista Letícia, é importante explicar que quem toma a mistura com a finalidade de emagrecer, está cometendo um equívoco, já que desidratação difere de perda de gordura corporal.

“A mistura é sim laxativa. O problema é que ela é exagerada, prometendo fazer ir ao banheiro e evacuar quilos para emagrecer. Mas além de correr o risco de diarreia, ir recorrentemente ao banheiro, pode desidratar. Então a pessoa só vai perder peso porque está indo muito ao banheiro, mas isso não significa que esteja emagrecendo”, esclareceu.

De acordo com a especialista, ao usar a mistura, o indivíduo apenas percebe uma diminuição do peso na balança, o que é muito diferente de oxidar gordura, que acontece no emagrecimento. 

“Você pode até ficar desinchada, por ter desidratado, expulsado mais fezes. Mas o shake não cumpre o que promete: se a promessa é emagrecimento, a mistura não serve para isso”, frisou.

O emagrecimento, segundo ela, depende de um estilo de vida saudável, que envolve um contexto de alimentação saudável e não um simples chá e vitaminas emagrecedoras. Nenhum alimento, por si só, é capaz de emagrecer ou engordar. “Sempre depende do contexto, da alimentação no dia a dia”, acrescentou.

Para quem o uso é contraindicado

Além de diabéticos e pessoas que estejam com algum quadro inflamatório, segundo a nutricionista Thamires Favato, a mistura também não indicada para crianças, gestantes e mulheres que estejam amamentando.

“O sene tem efeito laxativo e não pode ser usado por menores de 12 anos, por grávidas ou lactantes, além de para quem tenha alguma inflamação. Não é aconselhável para todo mundo. O excesso de ameixa pode ter um efeito muito grande e aumentar gases, por exemplo”, pontuou.

Como melhorar o intestino lento

A melhor forma de melhorar um intestino lento, segundo Adriana Berlinck, é com uma boa alimentação, ingestão de água e prática de atividades físicas. “Uma dica para quem tem constipação é deixar a ameixa seca de molho da noite para o dia e, ao acordar, beber essa água e comer a ameixa”, finalizou.

Veja comentários sobre mistura para emagrecer que chamaram atenção na internet:

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Pontos moeda