Saúde

Excesso de pele nas pálpebras pode ocasionar dificuldade para enxergar

O problema é apresentando geralmente em pessoas com idades entre 45 e 55 anos, mas também pode ser genético

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Procedimento cirúrgico para a remoção de pele nas pálpebras é muito utilizado por pessoas da terceira idade. 

São vários os fatores que demonstram que a pele das pálpebras estão em excesso. Vista cansada, redução do campo de visão e peso nos olhos são sinais evidentes de que o excesso de pele existente nas pálpebras deixou de ser apenas um incômodo estético e se tornou um caso de saúde.

“O problema começa a dar sinais de incomodo com o avanço da idade, mais precisamente a partir dos 45 anos, porém quando muitas pessoas da mesma família tem excesso de pele na região das pálpebras, o apelo passa a ser genético, podendo se manifestar em pessoas de até 30 a 35 anos. Pessoas que também passaram por uma perda significativa e peso também podem apresentar excesso de pele nas pálpebras”, disse o cirurgião plástico, Adriano Batistuta.

Porém a boa notícia é que em qualquer que seja a situação, a cirurgia reparadora tem se revelado a alternativa mais eficiente para conter o avanço dos sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas que se encontram nessa situação.

“Como o excesso de pele passa a prejudicar a visão, existem maneiras de protela-lo, porém muito dificilmente dá para evitar essa cirurgia”, alertou o médico.

Adriano disse ainda que utilizar produtos rejuvenescedores antes do surgimento do da blefaroplastia (nome dado ao problema), evitar fatores de envelhecimento precoce, como sol em excesso e o cigarro, também podem ajudar a protelar a necessidade da cirurgia por um tempo.

Quando a visão fica comprometida, não há escapatória, a cirurgia deve ser realizada para que a pessoa volte a ter o mesmo campo de visão de antigamente, e também no caso das mulheres, ajuda muito na realização da maquiagem, que pode ser tornar um tormento quando as pálpebras estão flácidas.

A aposentada, Lenita Fraboni, conta que postergou por muito tempo a cirurgia, até que não teve mais como. “Estava me atrapalhando muito, atrapalhava a visão, a pálpebra caía em cima dos olhos e ainda tinha uma bolsinha de gordura que esteticamente incomodava muito, principalmente pela manhã, quando acordava, os olhos pareciam inchados. Depois que fiz o procedimento, a diferença foi enorme. Vejo melhor e até rejuvenesci”, disse Lenita. 

Procedimento cirúrgico 

A cirurgia é simples, rápida e não exige internação, a pessoa que se submeteu ao procedimento pode receber alta no mesmo dia. A sedação é anestésica e o procedimento dura cerca de 1h30, no caso de ser apenas a pálpebra superior, e duas horas, no total, quando também é feita a pálpebra inferior”, disse o cirurgião. Após a realização, a pessoa fica em observação por mais duas horas e é liberada para voltar para casa, e recebe as orientações relacionadas a higiene e repouso.

“A higiene deve ser feita normalmente com água e sabonete, uma vez que não ficam curativos no local. O repouso é de uma semana, até a retirada dos pontos”, alertou Adriano.

Durante o procedimento, além do excesso de pele, também são retiradas duas bolsas de gordura na parte superior e, se necessário, outras três na inferior. Para reduzir os riscos de cicatriz aparente, a incisão é realizada rente às dobras das pálpebras e o ponto é contínuo.

Com informações da Comunicativa. 

Pontos moeda