Saúde

Veja quais alimentos vão te dar mais energia para aproveitar o carnaval

Para dar conta dos dias seguidos e intensos do feriado de carnaval é preciso fazer escolhas adequadas de alimentos

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Escolha de más alimentos podem comprometer a saúde e prejudicar os dias de folia, durante o carnaval. 

Sambar, pular atrás de bloquinhos de rua, ir à praia durante o feriado e virar noites de sono. São muitas as opções para quem vai curtir o feriado de carnaval, mas é importante ter energia para aproveitar todos os dias até o fim e dar conta da agitação de um feriado prolongado.

O médico Wesley Schunk, alerta que quem vai aproveitar os dias de folia, precisa investir nos alimentos certos antes e durante o carnaval, para ter mais energia para aproveitar o momento.  “Os carboidratos de qualidade, como as batatas e os grãos integrais oferecem um dos principais combustíveis para nossas células: a glicose. Grãos como a granola (caseira) sem açúcar com flocos de aveia, a quinua e o amaranto são excelentes opções para adicionar em sucos e saladas de frutas no café da manhã”, sugeriu. 

As frutas ricas em Vitamina C e potássio são essenciais para um bom trabalho muscular. São elas a manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão. Beber bastante água é muito importante. “Água de coco e a melancia são bons exemplos, porque são super hidratantes e ajudam a repor os sais minerais, perdidos no suor”, comentou Wesley. 

As proteínas, como as carnes, não podem ficar de fora. “Elas também são fontes de vitaminas. Devem ser consumidas grelhadas, assadas ou cozidas”, alertou o médico. Outra dica do especialista foram as oleaginosas, que são práticas, fáceis de carregar e fontes de gorduras insaturadas, que ajudam a fornecer energia e também protegem o coração. “Castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas, nozes, avelãs e pistache podem ser utilizados para preparar um mix de sementes, que pode ser consumido como um pequeno lanche e pode ser levado para todos os lugares, inclusiva à praia”.

O médico fez alguns alertas com dicas para não perder a folia, porque da mesma maneira que uma boa dieta ajuda a promover energia para os dias de folia, uma dieta errada pode acabar com o carnaval. 

1. Energéticos são opções para auxiliar a manter o fôlego durante a folia, mas podem se tornar uma ameaça à saúde se misturados com álcool;

2. Frutos do mar devem ser consumidos com atenção, pois se não estiverem conservados de maneira correta, podem estragar e provocar uma intoxicação alimentar séria. Por isso, cuidado com alimentos vendidos na praia. Tenha muita atenção nas condições de higiene e de conservação do produto;

3. As gorduras hidrogenadas podem prejudicar a digestão. Elas provocam sono e podem atrapalhar quem quer aproveitar a festa.

Pontos moeda