Saúde

Não consegue emagrecer? Especialista aponta os principais erros 'da perda de peso'

Malhar, fazer dieta e não emagrecer. O cenário é frustrante, mas a solução pode ser bem simples

Foto: Divulgação
Perder peso não significa emagrecer. Em alguns casos, a pessoa perde gordura, mas ganha massa muscular, o que a balança não consegue mensurar.

Há quem se mate na academia, faça mil dietas e se prive de comer as coisas que gosta com o objetivo de emagrecer. Mas e quando o resultado não vem? Apesar de parecer desanimador, a esteticista Thaís Mugani aponta que é importante tentar entender os fatores "por trás" dessa realidade.

Segundo ela, em muitos casos, a falta de resultados se dá por uma estratégia de emagrecimento adotada de forma errada. “Ao começar a emagrecer, o corpo pode entender aquele estado como uma situação de perigo e por isso começa a fazer reservas de gordura, o que provoca um efeito rebote. Assim, é importante estar atento se a prática adotada está ajudando a emagrecer ou apenas dando estímulos para que o corpo continue a fazer reserva”, alerta.

Antes de qualquer coisa, um projeto de emagrecimento deve ser planejado com base em uma validação física que vai traçar quais as necessidades do corpo. Além disso, Thaís Mugani aponta que é necessário deixar a neura com a balança de lado. “Perder peso não necessariamente quer dizer emagrecer. Já que em alguns casos, a pessoa pode perder gordura, mas ganhar massa muscular, e isso a balança não consegue mensurar”, destacou.

Comer de forma errada

Thaís aponta que um dos principais erros está na alimentação, pois comer é diferente de se nutrir. “Mesmo achando que está comendo bem, ao fazer escolha pobres em nutriente como os light/diet, a sensação de saciedade não vem e pior, o corpo permanece faminto de energia e pessoas está sempre com fome”, explica.

Não variar os exercícios

Outro ponto é focar apenas na musculação e esquecer de incluir no treino, atividades aeróbicas eficientes para a perda de peso. Por isso, o ideal é variar nos exercícios, para que assim o corpo tenha diferentes estímulos.

Dormir mal

Dormir mal pode afetar os hormônios responsáveis pela sensação de sono e saciedade, fazendo com que a pessoa coma mais. Por isso, Thaís recomenda procurar estabelecer horários e criar um ambiente aconchegante para relaxar (luz apagada e deixar o celular de lado).

Não ter metas estabelecidas

Ao não ter uma meta a cumprir, a pessoa pode se perder na busca pelo emagrecimento ou até mesmo não ver os resultados. A especialista recomenda traçar metas atingíveis, reais e que busquem o bem estar e não privações alimentícias. “As atitudes não precisam ser radicais, mas sim equilibradas”, garante.

Pontos moeda