Saúde

"Paciente com suspeita de coronavírus está estável e não corre risco", diz subsecretário de saúde da Serra

De acordo com o subsecretário, os resultados dos exames do paciente, que vão confirmar ou não a presença do vírus, devem ficar prontos em até uma semana

Foto: Reprodução

O subsecretário de saúde da Serra, Aldo Lugão, em entrevista no programa Fala Manhã, da TV Vitória, informou que o paciente com suspeita de Coronavírus é um homem de 56 anos, que veio recentemente da Itália. De acordo com o subsecretário, o estado de saúde do homem é estável e ele não corre risco. 

Lugão informou que o paciente recebeu os primeiros atendimentos na Upa de Carapina e foi posto em isolamento. Segundo o subsecretário, toda a equipe médica que teve contato com o paciente estava com os devidos equipamentos de segurança. Em seguida, o homem foi transferido para o hospital Jayme Santos Neves, também na Serra.

De acordo com o subsecretário, os resultados dos exames do paciente, que vão confirmar ou não a presença do vírus, devem ficar prontos em até uma semana. "Eu quero tranquilizar (a população), porque é uma suspeita. Nós tivemos vários casos suspeitos no Brasil e um só, que foi confirmado ontem a noite". 

Sobre a situação do homem internado, o subsecretário disse que recebeu informações de que o paciente não corre risco de morte. "Ele não corre risco de vida no momento, (de acordo com) informação que eu tive, mas ele está sendo acompanhado".

Lugão acrescentou que a suspeita existe quando os pacientes que vêm de lugares onde há registro de casos confirmados da doença, apresentem os sintomas do vírus. "Os casos que levantam suspeitas são de pessoas que estiveram em regiões ou países que tiveram confirmação de casos. Não é qualquer resfriado que a pessoa vai ficar com medo [...] a não ser que tenha vindo de um país, tenha começado os sintomas lá nesse país, aí nós vamos acender a luz de alerta. Mas à princípio, não há nenhum risco para a população no momento", encerrou o subsecretário.