Saúde

Sem abraço da paz: Arquidiocese de Vitória divulga orientações em prevenção ao coronavírus

As medidas foram compartilhadas com as comunidades e devem ser colocadas em prática durante as missas e celebrações

Foto: Reprodução

A Arquidiocese de Vitória divulgou algumas orientações com medidas simples, mas objetivas na prevenção e combate à disseminação do novo coronavírus. As medidas foram compartilhadas com as paróquias, pastorais, sacerdotes e toda a população da Arquidiocese.

As orientações são que não seja realizado o gesto do abraço da paz, que consiste no momento em que os fieis se saúdam entre si, desejando a paz, sendo com o abraço, propriamente dito, ou no gesto do aperto de mãos.

Outra orientação é que a oração do Pai Nosso não seja rezada de mãos dadas, gesto comum em muitas comunidades e ocasiões. 

Para o momento da comunhão, duas orientações foram encaminhadas: a primeira, pede que o gesto seja feito somente com a distribuição nas mãos, pois muitos fieis optam por receber a hóstia consagrada do sacerdote ou ministro diretamente na boca. A outra orientação é que seja distribuída apenas a hóstia, evitando molhar a mesma no vinho antes de distribuir.

O texto diz que "a Arquidiocese de Vitória, em comunhão com a Igreja em todo o mundo, está sempre comprometida com a defesa da vida, com o bem estar de cada pessoa. Por isso mesmo, a Igreja une-se aos que hoje buscam combater a disseminação do coronavírus, uma ameaça à saúde, principalmente dos idosos e enfermos".

A publicação ainda afirma que ações simples, no contexto das celebrações, são muito significativas neste momento em que há a necessidade da união para combater a proliferação do coronavírus.

Foto: Divulgação / Arquidiocese de Vitória


Pontos moeda