Saúde

Contratura capsular na prótese de silicone: tratamento ou cirurgia? Tire suas dúvidas!

Assimetria das mamas, dores constantes, endurecimento e inchaço são alguns dos sintomas que indicam que o problema pode estar acontecendo

Foto: Pixabay

A contratura capsular é uma complicação que pode acometer pessoas que têm implante de silicone na mama. Esse problema existe, mas o risco é muito baixo, já que menos de 5 % das pacientes podem desenvolvê-la em algum grau. O  problema pode acontecer, inclusive, nos mais modernos implantes, pois a intercorrência acontece no organismo, e como a prótese é um corpo estranho,  ele pode reagir de forma imune a esse material, envolvendo-o em uma cápsula. 

De acordo com o cirurgião plástico, Adriano Batistuta, quando acontece a contratura, a cápsula pode passar a ser sentida no toque, podendo chegar ao ponto de contrair, ou seja, se fechar em volta da prótese, estabelecendo assim, o quadro de contratura capsular, que pode ocorrer em vários níveis. Em alguns casos, o tratamento pode ser feito com uso de medicamentos, mas na maioria deles, é necessária a troca do implante.

É possível identificar que você está tendo uma contratura. “Entre os sintomas mais comuns da contratura capsular estão assimetria das mamas; dores constantes; endurecimento e inchaço das mamas e irregularidades grosseiras na superfície da prótese. Nos raros casos de contratura capsular intensa, pode ocorrer o rompimento da prótese de mamas”, disse o cirurgião plástico.

Alguns cuidados devem ser tomados para reduzir as chances da contração capsular, são eles: 

- Analisar se a marca da prótese é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); 

- Consultar o profissional que fez a cirurgia e solicitar exames de rotina para acompanhar possíveis alterações nas mamas; 

- Fazer o procedimento com um cirurgião que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Pontos moeda