Saúde

Covid-19: segunda dose da vacina está garantida no Espírito Santo, diz secretaria

Vacinas estão armazenadas na rede de frios da Secretaria de Saúde e devem ser distribuída aos municípios do Estado em breve

Foto: Agência Brasil/ Tânia Rêgo

Novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar ao Espírito Santo no final deste mês ou no início de março. A informação foi confirmada pelo subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin, durante coletiva, na manhã desta segunda-feira (22). Ele também informou que quem já tomou a primeira dose tem a segunda garantida.

De acordo com Reblin, é aguardada uma definição do Ministério da Saúde, quanto a quantidade, o tipo de vacina e a data em que chegará ao estado. "A segunda dose de quem já tomou a primeira já está separada em nossa Central de rede de frio. Quem tomou a primeira e já tem a data prevista da segunda, vai receber no momento oportuno. Com isso, tivemos a condição de adiantar a vacinação das pessoas acima de 85 anos. Os municípios estão promovendo o agendamento em função da entrega que vamos receber do Ministério da Saúde", afirmou.

Leia também: Passageiro será avisado por SMS se viajou com infectado por covid-19 no ES, diz secretário

O subsecretário ainda informou que novas regras foram anunciadas pelo Ministério da Saúde quanto ao uso das doses. No entanto, o Estado ainda não foi comunicado oficialmente. "A regra diz sobre utilização de todas as doses, quando forem entregues, como sendo de primeira dose. Vacinação de outros grupos etários também não temos a previsão de inclusão. Dependemos da informação do Ministério da Saúde. Isso só é possível havendo doses suficientes para vacinação", destacou.

Desaceleração

O secretário de Saúde, Nésio Fernandes, também esteve na coletiva e informou que há uma desaceleração de casos no estado. "Há uma desaceleração da queda de casos, internações e óbitos no Espírito Santo. É possível um cenário de nova estabilização nas próximas semanas, num limite superior ao que estabilizou a doença no ano passado. No entanto, diante de qualquer sintoma, por menor que seja, procure o serviço de saúde e faça o teste", disse.

Leia também: ES vai realizar teste rápido preciso para covid-19 com resultado em 30 minutos

Reblin destacou que é preciso aguardar as próximas semanas para verificar se, de fato, haverá a estabilização. Ele reforçou que os cuidados devem ser mantidos, mesmo para quem já foi vacinado. "A vacina leva um tempo para produzir seus efeitos e, mesmo assim, é preciso manter os cuidados. A máscara deve ser bem utilizada, cobrindo boca e nariz. Para quem tomou a vacina ou ainda vai tomar, precisa permanecer os mesmos cuidados de sempre", disse.

Casos no ES

O Espírito Santo contabilizou, em 24 horas, aproximadamente 1.200 novos casos de coronavírus. Segundo informações mais recentes do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualizadas na tarde deste domingo (21), foram 1.175 novos registros. Com isso, o total de infectados, desde o início da pandemia, chegou a 317.739 em todo o estado.

Além disso, mais sete mortes em decorrência da doença foram registradas entre esta sábado e domingo, elevando o total de óbitos por covid-19 para 6.276 no Espírito Santo. Por outro lado, 299.664 pessoas já se recuperaram da covid-19 no estado.


Pontos moeda