Médicos voluntários vão a Manaus para atender pacientes com covid

Saúde

Médicos voluntários vão a Manaus para atender pacientes com covid

Grupo de 18 pessoas embarcou neste sábado e será encaminhado para hospitais da região após colapso na rede de saúde

Foto: Reprodução

A AMB (Associação Médica Brasileira) criou uma força-tarefa e levou 18 médicos voluntários para reforçar a assistência à população de Manaus no enfrentamento à covid-19. Com o aumento do número de casos do novo coronavírus, a rede de saúde entrou em colapso e chegou a faltar oxigênio aos pacientes.

Um grupo embarcou neste sábado (13) no aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Eles desembarcaram na capital do Amazonas antes das três da tarde.

Em vídeo gravado na hora do embarque por uma das voluntárias, ela afirmou: "Estamos todos muito animados, vai ser um grande desafio, uma experiência enriquecedora para nós".

Segundo a AMB, o grupo vai se juntar a outros seis médicos voluntários, que já estão em Manaus desde o dia 6. Eles atuaram a reativação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital de campanha Nilton Lins.

Há previsão da chegada de um novo reforço de mais seis profissionais no dia 20.

Os novos voluntários pretendem viabilizar a reabertura de outras UTIs desativadas por falta de médicos, além de apoiar os profissionais, que estão exaustos após um ano de trabalho na pandemia. 

A princípio, os médicos começam a atender no hospital de campanha, no Instituto da Mulher Dona Lindu, Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e no Hospital 28 de agosto.

FONTE: Portal R7