Saúde

Haja samba! Ortopedista dá dicas de como cuidar dos pés no Carnaval

Para quem não pratica exercícios físicos, mas quer curtir os dias de festa, ortopedista dá dicas de como prepara-los para aguentar os dias de folia

Foto: RioMar | Recife

Não tem jeito. O Carnaval é a época do ano em que as pessoas mais se divertem pulando, sambando, dançando e correndo atrás dos blocos de rua e trios elétricos durante longos períodos. Diante disso, logo fica fácil deduzir quem é que mais sofre com os impactos de dias intensos de festa: os pés

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Segundo o ortopedista e traumatologista Nilo Neto, toda essa sobrecarga pode resultar em problemas ortopédicos, entre eles:

1. Esporão: crescimento anormal do osso do calcanhar;

2. Entorses: estiramento ou ruptura de um dos ligamentos;

3. Tendinite: processo inflamatório em um dos tendões.

Os danos, ainda segundo o especialista, são decorrentes do aumento da tensão exercida nas articulações de joelhos e tornozelos. O mais indicado, é sempre se preparar com antecedência para que não haja contratempos.

“O ideal é que o folião esteja preparado para a sobrecarga e use calçados adequados. Se submeter ao período prolongado de festa sem estar preparado pode gerar lesões desnecessárias”, indica.

É importante destacar que a dor que surge após longos períodos em pé, caminhando ou sambando precisam de atenção. Muitas condições podem ser tratadas e resolvidas precocemente, evitando lesões crônicas.

Alongamentos e hidratação para poupar as articulações

Exercícios de alongamento são excelentes aliados se o objetivo é prevenir a sobrecarga nas pernas, nos pés e nos joelhos. Assim, os músculos resistem à quantidade de exercícios feitos ao longo da folia. Outro ponto importante é a escolha dos calçados. Sempre optar pelos mais confortáveis!

LEIA MAIS: Carnaval: saiba como usar brilho e cílios postiços sem prejudicar pele e olhos

“Quanto mais confortável for, melhor. Tem mulheres que não abrem mão dos saltos altos, mas nesse período é mais saudável usar um tênis, afinal eles conseguem aguentar todo o peso do corpo, além de serem anatômicos, entre outras vantagens. Mas evite os novos com solado mais rígido, pois eles ainda estão um pouco duros e podem machucar os pés”, explica.

Você pode até estar se perguntando: o que a ingestão de água tem a ver com a saúde dos meus pés? Pois bem. Nilo Neto alerta que ao ingerirmos água da maneira correta, mantemos o corpo bem hidratado e funcionando adequadamente.

Controlar o consumo de bebidas alcoólicas também é fundamental. Afinal, ninguém quer perder o equilíbrio, correndo o risco de sofrer um acidente e como consequência, alguma fratura indesejada.

“Atendemos muitos pacientes com queixas de dores no corpo provocados por quedas durante o carnaval. Por isso, se atentar a alguns hábitos saudáveis garante que o paciente não tenha um dano físico grave e encerre o período da folia mais cedo”, finaliza.

LEIA TAMBÉM: Carnaval: vai beijar? Saiba como se proteger de doença transmitida pela saliva

Pontos moeda